Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DIAGNÓSTICA E PROPOSTAS DE MELHORIA PARA O PROCESSO-CHAVE DE UMA MICROEMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE INTERMEDIAÇÃO PARA A MIGRAÇÃO LABORAL
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Palavras Chave

Serviço de migração laboral
Análise e Gestão de Processos de Negócio
Melhoria de processos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - ingrid costa dias
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - UFF - Campus Praia Vermelha
2 - Fernando Oliveira de Araujo
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

O anúncio da descoberta da chamada camada Pré-Sal impulsionou a demanda por trabalhadores de distintas nacionalidades para atuação em território brasileiro. Esse movimento foi determinante para a constituição de empresas especializadas no desembaraço para a legalização do profissional estrangeiro no Brasil. Considerando que se tratam de negócios neófitos, observam-se oportunidades de melhoria nos processos organizacionais dessas empresas, visando à racionalização da gestão e melhoria de produtividade, de modo a abreviar o tempo necessário para que o cliente receba seu produto final.
O estudo observa uma dessas empresas com o objetivo de oferecer uma análise diagnóstica e propostas de melhoria para o seu processo-chave: a legalização do trabalhador estrangeiro no Brasil. Busca-se responder, então, quais as atividades críticas que podem gerar perda de cliente, retrabalho e/ ou atraso para o processo-chave, os serviços que mais agregam valor, como controlar as atividades de forma a prevenir, minimizar ou eliminar perdas na qualidade do serviço e como estruturar este processo de forma a minimizar os erros e melhorar a comunicação interna.
Assim, para gerenciar o processo-chave com o intuito de alcançar o objetivo desta pesquisa e responder as questões levantadas, é utilizada a MASP – Metodologia de Análise de Solução de Problemas, uma vez que é uma maneira sistemática de exercer ações corretivas e preventivas para eliminar problemas. Este método baseia-se em oito etapas fundamentais para identificar, analisar e solucionar problemas, quais sejam: [1.] identificar o problema; [2.] observar; [3.] analisar; [4.] planejar a ação; [5.] agir; [6.] verificar; [7.] padronizar e [8.] concluir
Nesta pesquisa, as fontes de evidências consistem nas informações adquiridas em artigos científicos, dissertações e teses, livros, apostilas, relatórios, manuais e estatísticas referentes aos dados técnicos disponibilizados pelas instituições e nas sessões de brainstorming realizadas, havendo uma complementação de dados a serem discutidos. Desta forma, a Metodologia de Análise de Solução de Problemas (MASP) é aplicada, com o auxílio de ferramentas da qualidade, como o brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito e o 5W1H.
O grande avanço (porém ainda em evolução) para a microempresa foi a possibilidade de perceber condições de avaliar as prioridades com foco na resolução de problemas críticos do negócio. Outro fator foi o início da montagem de um sistema integrado, desde o início até o término do pedido, apontado com um dos problemas no Diagrama de Causa e Efeito (Figura 02). Foi identificada ainda a necessidade de outros treinamentos, como atendimento ao cliente, para que os operacionais consigam lidar de forma mais formal com os clientes.
Através da análise diagnóstica do processo-chave – Legalização do Trabalhador Estrangeiro no Brasil – foi possível identificar o problema que é o atraso para que a legalização ocorra e solucioná-lo, através do mapeamento do processo, utilização da MASP e ferramentas da qualidade que possibilitaram uma releitura e redesenho da dinâmica do processo estudado. Com isso, há a possibilidade de outras empresas deste segmento beneficiarem-se, inspirando-se neste trabalho.
CARPINETTI, Luiz C. R. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2012. DAVENPORT, T. H. Process Innovation: re-engineering work through information technology. The Academy of Management Executive, v. 7, n. 2, p. 100-103, 1993. HAMMER M.; CHAMPY, James. Reengineering the Corporation: A manifesto for Business Revolution. New York: HarperBusiness, 1994. HOSOTANI, K. The QC problem solving approach: solving workspace problems the japanese way. Tokio: 3A Corporation, 1992.