Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NA RETENÇÃO DE LÍDERES: ESTUDO EM UMA UNIDADE HOSPITALAR DO ABC PAULISTA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação Corporativa
Liderança
Retenção

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Andressa Caroline de Oliveira Mauricio
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - São Bernardo do Campo
2 - Almir Martins Vieira
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - PPGA

Reumo

Dentre os maiores desafios da gestão de talentos, a escassez de competências necessárias, a retenção de talentos e o desenvolvimento de líderes globais têm despertado interesse de pesquisadores e profissionais da área de recursos humanos. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD, 2014) apontou a clara tendência de priorização nos investimentos de desenvolvimento de lideranças, motivada por sua importância em relação aos resultados e valores do negócio, bem como pela influência que exerce nas equipes de trabalho.
Identificar se o processo de educação corporativa implantado e estruturado em uma organização do segmento hospitalar contribui na retenção de líderes que nela atuam, levando em conta a percepção de quem exerce a liderança
Para Eboli (2012), é recomendável que os responsáveis pela gestão do sistema de educação corporativa na organização desenvolvam estratégias focadas no estímulo de gerentes e líderes para que repensem seus comportamentos perante as equipes, no trabalho e no envolvimento cada vez maior com o sistema, a fim de que seja efetivo, viabilizando o equilíbrio de formação e prática no desenvolvimento das pessoas. Meister (1999) reforça que difundir o conhecimento é cada vez mais uma responsabilidade das chefias, além de dar aos executivos a oportunidade de ensinar e acelerar o fluxo desse conhecimento.
Este estudo assumiu a abordagem qualitativa com entrevistas individuais, que foram gravadas com consentimento prévio dos pesquisados, a fim de se minimizarem as imprecisões das anotações de campo, ampliando o nível de detalhamento.
Foi perceptível a satisfação dos entrevistados pelas oportunidades de crescimento oferecidas e pela realização pessoal. Nesse aspecto, a UC tem parte do mérito, uma vez que atuou em todo o suporte nas certificações de qualidade, gestão da mudança, gestão cultural e outros. Durante a realização das entrevistas, foi possível notar em quase todos os entrevistados têm forte identificação com a organização, por meio de uma ligação muito consistente e um sentimento legítimo de bem querer.
Em termos teóricos, a contribuição deste estudo foi a construção do alinhamento entre os temas de educação corporativa, liderança e retenção, evidenciando as ligações e influências possíveis entre eles. Em termos práticos, esse trabalho contribui para que a universidade corporativa da organização pesquisada se fortaleça, sendo percebida como importante estratégia na retenção de líderes. Pode colaborar também para nortear ações e a percepção de gestores e profissionais de universidade corporativa e de Recursos Humanos, de outras instituições hospitalares, líderes e profissionais de UTI.
ABTD – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. O retrato do treinamento no Brasil. Pesquisa Anual ABTD/MOT, 2013/2014. Disponível em: . EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: evolução, conceitos e papéis. In: CASARINI, G. F.; BAUMGARTNER, M. (Org.). Educação corporativa: da teoria à prática. São Paulo: Editora Senac, 2012. p. 27-42. MEISTER, J. C. Educação corporativa. São Paulo: Ed. Pearson, 1999.