Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS E NÃO INTERNACIONALIZADAS NO MERCADO DE CAPITAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Dividendos
Governança Corporativa
Internacionalização

Área

Finanças

Tema

Governança, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - Dannie Delanoy Carr Quirós
Tecnológico de Costa Rica - Escuela de Administración de Empresas
2 - Victor Hugo Teodoro Ferreira de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Instituto de Economia
3 - Vinícius Silva Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Fagen

Reumo

No começo do presente século a governança corporativa se tornou um tema de interesse para as empresas do mundo todo. O interesse neste tema cresceu junto com os problemas de agencia nas organizações. Argumenta-se que os problemas de agencia são altamente relevantes para a determinação e entendimento das políticas de dividendos ao redor do mundo. Altos níveis de governança corporativa de empresas brasileiras estão relacionados com a emissão de títulos na bolsa de valores norte-americana. A internacionalização aumenta os problemas de agencia.
Devido ao explicado anteriormente e com uma expansão maior na Fundamentação Teórica o problema de pesquisa determinado é qual o efeito da governança corporativa na distribuição de dividendos de empresas brasileiras que não emitem ADR? Em vista disso, o objetivo principal é avaliar como a governança corporativa afeta a distribuição de dividendos de empresas que emitem ADRs brasileiras. Também, como objetivo secundário o estudo visa comparar as diferenças neste âmbito entre as empresas que emitem ADR e as que não emitem.
Quanto maior a governança corporativa, maior distribuição de dividendos. Hipótese H1: Existe uma relação significante e positiva entre distribuição de dividendos e governança corporativa nas empresas brasileiras que emitem ADR. O processo de internacionalização exige maiores práticas de governança corporativa. Empresas brasileiras entre 2005 e 2010 que a Governanças Corporativa e a Internacionalização apresentam uma relação positiva. Hipótese H2: Existe diferença na relação da distribuição de dividendos e governança corporativa entre empresas brasileiras que emitem ADR com as que não.
A amostra foi de 672 empresas listadas na BM&FBovespa. As companhias foram separadas em dois grupos, as que emitem e as que não emitem ADR. O estudo compreende o período entre 2006 a 2016. A coleta de dados foi feita através da base de dados Economatica®. A variável dependente foi o Dividendo Por Ação (DPA). Quanto ao nível de Governança Corporativa foram utilizados os níveis de governança coroporativa segundo BM&FBovespa. Para a análise da informação se aplicou para cada um dos grupos em estudo regressão com dados em painel.
Os resultados da regressão mostram que a distribuição de dividendos nas empresas que emitem ADR tem uma relação negativa e significante ao 1% com o Índice de Internacionalização (DOI). Também existe uma relação significante e positiva ao 10% pela interação entre DOI e Porcentagem de Ações Ordinárias. No que tange às empresas não emissoras de ADR. A regressão apresentou significância positiva na Rentabilidade (ROA) e Tamanho (TAM), e uma significância negativa com a Alavancagem (ALV).
Diante dos resultados, a regressão feita para as empresas que emitem ADR não apresenta significância estatística entre a variável Distribuição de Dividendos e as que representam a Governança Corporativa (Concentração de Capital e Índice de Governança Corporativa). Portanto, rejeita-se a primeiras hipóteses (H1). Além disso, aceita-se a segunda hipóteses (H2). Existe diferença na relação da distribuição de dividendos e governança corporativa entre empresas brasileiras que emitem ADR com as que não emitem ADR.
-Jiraporn, P., Jang-Chul, K., & Kim, Y. S. (2011). Dividend Payouts and Corporate Governance Quality: An impirical Investigation. The Financial Review, 251-279. -La Porta, R., Lopez-de-Sinales, Shleifer, A., & Vishny, R. (2000). Agency Problems and Dividend Policies around the World. The Journal of Finance, 1-33. -Souza, D. H., Peixoto, F. M., & Santos, M. A. (2016). Efeitos da governança corporativa na distribuição de dividendos: um estudo em empresas brasileiras. ASAA JOURNAL. -Forti, C., & Freitas, K. (2014). Relação entre a distribuição de dividendos e a classificação de rating das emp