Resumo

Título do Artigo

CAPACITAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: “REVISITANDO” AS PUBLICAÇÕES DAS BASES SPELL E ANPAD SOBRE O TEMA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacitação
Gestão Pública
Revisão da Literatura

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Leonardo Ribeiro de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) - CCJP
2 - Marcus Brauer
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial
3 - Luiz Pereira Pinheiro Junior
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Doutorado em Administração de Empresas (CDAE)

Reumo

As discussões sobre capacitação são recorrentes nas organizações contemporâneas e vêm ganhando força, em especial a partir dos anos 1990, com a maior profissionalização das organizações de diferentes naturezas. Isso se deve à percepção de que, no cenário atual delimitado por maior competitividade, este ser um fator que as diferencia as organizações - às mais capacitadas é mais fácil ocupar melhores posições no mercado, com acesso a um maior número de negócios e clientes, tendo por consequência seu fortalecimento e, em muitos casos, a possibilidade de assumir a liderança em seu segmento.
Teve-se por objetivo explorar quais são as características da produção científica brasileira sobre capacitação na administração pública, nas bases SPELL e ANPAD, no período 2000-2015. Tem por pressuposto que a polissemia do conceito é forte na produção brasileira, havendo a hegemonia da ideia de ser um sinônimo de treinamento. Justifica-se sua realização, com base na concepção da relevância de se refletir e analisar sobre o que foi publicado sobre Capacitação na Gestão Pública entre os anos de 2000 e 2015, uma vez que se considera o tema relevante para o cenário administrativo contemporâneo.
Para Brandão (2012), trata-se de um modelo de Gestão de Pessoas que emerge no começo dos anos de 2000, quando são postas em curso experiências organizacionais na esfera privada, com o objetivo de implantar esta concepção. No caso do setor público brasileiro, o foco na Gestão por Competências passa a existir quando do Decreto 5707/2006, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Tal política, de acordo com Pantoja et. all (2012) e ENAP (2012), é fundamental para o desenvolvimento de novos perfis de capacitação profissional, da Administração Pública Federal.
Utilizou-se a técnica de revisão sistemática da literatura por meio de Bibliometria, visando-se travar uma discussão sobre o tema ranqueando autores, locais de publicações, além de discutir possíveis agendas de pesquisa. A análise da produção sobre o tema foi feita sob a ótica longitudinal, optando pela análise dos artigos científicos publicados nas bases SPELL (2017) e ANPAD (2017). Foi analisado de total de 42 artigos, sendo 15 deles da base SPELL e 27 da base ANPAD. Para se chegar a este total, verificou-se por meio da leitura dos títulos e dos resumos dos mesmos à sua aderência ao tema.
A maior quantidade de publicações é da autoria de estudiosos de IES do Distrito Federal (23%) e de das regiões Sudeste (32%) e Sul (22%), reforçando assim, achados de pesquisas similares em relação à produção acadêmica nacional sobre outros temas. Foi ainda identificada a presença de maior volume de produção no âmbito das Universidades Públicas, em especial as Instituições Federais de Ensino Superior, que representam 70% do total de artigos, com destaque da UNB (52% destes). Destacam-se Gardênia Abbad e Jair Borges-Andrade (com 21 citações cada) como os autores nacionais mais referenciados.
A partir das análises feitas, conclui-se que a pesquisa nacional sobre capacitação na Administração Pública nacional é constante e razoavelmente concentrada em poucas IES. Além disso, caracteriza-se pela utilização de pequena variedade de referenciais e metodológica, contexto este que possibilita a realização de diferentes pesquisas acerca do tema. Como limitações do estudo cita-se terem sido pesquisados apenas trabalhos publicados em duas bases de dados nacionais, limitação a ser superada com a ampliação do estudo com a inclusão de bases internacionais, dentre outras sugestões apresentadas.
BRANDÃO. H. P. Mapeamento de competências: métodos, técnicas e aplicações em Gestão de Pessoas. São Paulo, Atlas, 2012. ENAP. Escolas de governo de todo o Brasil reúnem-se na ENAP para debater capacitação dos servidores públicos. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 62, n. 3, p. 242-249, abr./jun. 2012. PANTOJA, M. J.; IGLESIAS, M.; BENEVENUTO, R.; PAULA, A. de. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal na Administração Pública Federal. Anais ... V Congresso CONSAD de Gestão Pública, Brasília, 2012. Anais eletrônicos, Brasília, 2012.