Resumo

Título do Artigo

SISTEMA PUXADO NA CADEIA PRODUTIVA DE UMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Manufatura Enxuta
Estoque em Processo
Melhoria contínua

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Evandro Medeiros Marques
IST Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção - Itajai
2 - ISMAEL LUIZ DOS SANTOS
IST Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção - Itajai
3 - Carlos Antonio Vinotti
IST Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção - Itajai
4 - Kellyn Clyciane Mendes rosa
IST Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção - Itajai

Reumo

O trabalho tem como tema a manufatura enxuta. O objeto da pesquisa em questão é a implantação de um sistema puxado de componentes entre fábrica, fornecedores de acabamento mecânico e usinagem em uma indústria do ramo de fundição. A consultoria trouxe os conceitos do Sistema Toyota de Produção (STP) para a organização, treinou e participou na aplicação destes conceitos e ferramentas por meio de Gemba Kaizens, que são grupos de melhoria dedicados na resolução de problemas. O estudo limita-se à análise da redução dos estoques pós implantação de um sistema puxado.
A empresa é uma fundição localizada em Joinville/SC. É uma divisão de uma fábrica de compressores, possui 222 funcionários, e opera em três turnos numa área de 10.000m². A programação da produção ocorre após o recebimento das informações de demanda geradas pelo MRP do seu maior cliente, que é a fábrica de compressores do Brasil, denominada Matriz. No fim do ano de 2008, com uma variação muito grande da demanda, férias coletivas e outros eventos que influenciaram nas vendas da Matriz, os estoques em processo cresceram, chegando a mais de 20 dias de material acumulado.
Produz fundidos brutos, que passam por acabamento e inspeção em 5 empresas terceirizadas, que possuem um estoque de material bruto e outro de material acabado. Por questões fiscais, todas as peças acabadas devem voltar para a fábrica e formam outro estoque na expedição. A empresa também possui um estoque de componentes fundidos para cada família produzida. Com frequência são necessários inventários para levantar a quantidade de material estocado em processo. A produção é empurrada, com uma superprodução, altos estoques, gerando custos, permitindo outros desperdícios e aumento do lead time.
A implantação de um sistema puxado tem como principal objetivo a redução dos estoques em processo e liberação de capital para o fluxo de caixa da empresa. A atual situação em que a economia se enquadra torna muito caro o custo do capital e a real necessidade das empresas em reduzir seus estoques em processo para evitar a captação de dinheiro no mercado. Também será utilizado um formulário para coleta de dados históricos dos estoques e a evolução deles após a implantação desse sistema, gráficos comparativos pré e pós implantação em todos os pontos da cadeia para evidenciar o trabalho.
O principal resultado deste trabalho é a verificação da aplicação da filosofia Lean no controle e redução de estoques. Após a implantação de um sistema puxado entre os processos de usinagem, terceirizados de acabamento mecânico e a fundição, foi possível evidenciar os ganhos obtidos, melhorando o fluxo de materiais, informações na cadeia e redução dos estoques em processo. A aplicação do sistema puxado apresentada nesta pesquisa mostrou sua eficácia na redução e controle dos estoques em processo e de material acabado. Foi possível evidenciar esta redução, enquadrando entre os sete desperdícios
Um estudo sempre leva seu autor a novos questionamentos, abrindo espaço para aplicação de ferramentas não utilizadas e que serão aplicadas de maneira diversa. Como sugestão para estudos futuros, fica a análise dos impactos que um sistema puxado pode ocasionar na redução dos demais desperdícios, que são a superprodução, as esperas, os transportes e movimentações desnecessárias, o processamento impróprio e as falhas. Agora cabe perguntar: a implantação de um sistema puxado contribui para a eliminação dos outros seis desperdícios em uma organização?