Resumo

Título do Artigo

A ÉTICA NA PESQUISA: UM ESTUDO DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ética
Pesquisa na Administração
Pós-Graduação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Roselei Haag
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo
2 - Tatiane Brum de Oliveira Reis
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Claudia Cristina Bitencourt
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A atenção dada às questões éticas na pesquisa científica era exígua até a década de 80. Os aprimoramentos e adequações das resoluções referentes à avalição dos aspectos éticos da pesquisa foram realizados a passos lentos no Brasil. Contudo, destaca-se a Resolução - nº 510 que em maio de 2016 passou a regulamentar a avaliação da ética nas pesquisas nas áreas de ciências humanas e sociais, que até então tinham suas especificidades renegadas pelas resoluções vigentes. Assim, o campo da Administração passa a ser beneficiado neste processo.
Analisar como o tema ética na pesquisa está sendo desenvolvido pelos programas de Pós-Graduação em Administração do Brasil.
O movimento para que as especificidades dos campos das ciências humanas e sociais fossem contempladas nas normatizações de avalições éticas nas pesquisas destas áreas, vem sendo pauta de longa data. A Resolução nº 510 passa a regulamentar a avaliação da ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais, atendendo as especificidades destas áreas e demais áreas que adotam metodologias próprias deste campo do conhecimento. Sua aplicação demandará significativo trabalho por parte das comissões envolvidas, bem como de pesquisadores que atenderão às especificações da nova norma.
Pesquisa documental e bibliográfica por meio de três fontes: ementas das disciplinas de metodologia da pesquisa em Programas de Pós-Graduação em Administração; produções advindas de edições do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD e teses e dissertações publicadas sobre o tema. Para a análise dos resultados foi utilizada análise de conteúdo.
Das ementas disponíveis apenas nove mencionavam o tópico ética em pesquisa nas discussões, e apenas três eram disciplinas obrigatórias. Dentre as 4.793 produções distribuídas em onze áreas temáticas do EnANPAD, somente 16 artigos (0,33%) abordavam questões relacionadas à Ética. Destes, apenas um abordava especificadamente a Ética na Pesquisa em administração. Finalmente, ao se examinar o banco de teses e dissertações brasileiras na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foi encontrada apenas uma tese que abordava a ética na pesquisa em administração.
A partir dos resultados encontrados, percebe-se que o tema ética na pesquisa vem sendo desenvolvido pelos programas de Pós-Graduação em Administração ainda de maneira muito incipiente. A contribuição do presente artigo está na apresentação do atual cenário de pesquisa sobre o tema ética na pesquisa, bem como na proposição de lacunas para futuras pesquisas.
ANTUNES, M. T. P. et al. Conduta ética dos pesquisadores em contabilidade: diferenças entre a crença e a práxis. R. Cont. Fin. – USP, v. 22, n. 57, p. 319-337, 2011 BARBOSA, A. S.; et al. A resolução 196/96 e o sistema brasileiro de revisão ética de pesquisas envolvendo seres humanos. Revista Bioética, v. 19, n. 2, p. 523-542, 2011 GUERRIERO I. C. Z. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v. 21, n. 8, p. 2619-2629, 2016