Resumo

Título do Artigo

As dimensões do Brand Equity de restaurantes de Fortaleza indicados pelo TripAdvisor baseado na percepção do cliente
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Brand Equity
Restaurantes
Valor das marcas

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Marcas

Autores

Nome
1 - Andrea Oliveira Nery
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Jose Sarto Freire Castelo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de pos-graduação acadêmico

Reumo

É possível observar que atualmente restaurantes são locais frequentados por pessoas que buscam qualidades que vão além da necessidade de se alimentar. Estes são fatores que levam os administradores de bares e restaurantes sentirem a necessidade de investir de forma contínua em suas marcas (MARICATO, 2009). Um ponto crucial para o sucesso de grupos de restaurantes é o desenvolvimento de uma marca forte (SHETH; PARVATIYAR, 2000). As empresas de serviços com alto brand equity podem lançar-se com preços premium e ter uma maior reverberação no mercado (KELLER, 2001; HYUN e KIM, 2011).
Hyun e Kim (2011) afirmam que pesquisas empíricas sobre como grupos de restaurantes desenvolvem suas estratégias de brand equity são escassas. Então, surge o seguinte questionamento: Qual a relação das dimensões do brand equity de restaurantes de alto nível de Fortaleza baseado na percepção dos clientes? Com isso, o objetivo desse estudo é analisar a relação entre as dimensões do brand equity consciência da marca, imagem da marca, qualidade percebida e lealdade à marca segundo modelo de Hyun e Kim (2011) de restaurantes de alto nível de Fortaleza baseado na percepção dos clientes.
O brand equity é um dos temas da administração que tem se estudado desde o século passado e atual na gestão do marketing (Aaker, 1991; Keller, 1993; Yoo, Donthu e Lee, 2000; Kim e Kim, 2004; Hyun e Kim, 2011; Castelo, Coelho e Cabral, 2014 e Castelo, Cabral e Coelho, 2016). A gestão do brand equity é abrangente pois envolve investimentos relacionados à criação e ao aperfeiçoamento dos ativos percebidos. É necessário entender que cada recurso do brand equity é responsável por criar valor de variadas formas.
A construção do questionário se deu por meio de questões de uma pesquisa aplicada e validada por Hyun e Kim (2011). O universo da pesquisa foi caracterizado por pessoas que conhecem as marcas dos restaurantes de alto nível da cidade de Fortaleza. A amostra se deu a partir da lista de amigos do Facebook dos pesquisadores utilizando a técnica snowball. O total de dados coletados chegaram à 462 casos. A análise se deu por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) que auxiliou nas propriedades da mensuração dos dados colhidos e testou as relações teóricas propostas.
Através do resultado foi possível comprovar a relação entre os constructos, com exceção da Consciência da Marca e Lealdade à marca, sendo a única hipótese não suportada a H4. Tais resultados foram similares aos da pesquisa aplicada por Hyun e Kim (2011). Os resultados podem também ser apoiados no estudo de Castelo, Coelho e Cabral (2014) que validaram que a lealdade à marca, a qualidade percebida e o conhecimento à marca estão positivamente relacionados com o brand equity das marcas.
Os resultados da pesquisa permitiram contribuir para a ampliação do conhecimento do trabalho de Brand Equity desenvolvido em restaurantes e seu impacto nos clientes. o modelo verificado pode servir de guia para pesquisas futuras com o objetivo de compreender melhor como pode ser realizada a gestão das dimensões do Brand Equity para grupos de restaurantes.
HYUN, Sunghyup; Sean; KIM, Wansoo. Dimensions of brand equity in the chain restaurant industry. Cornell Hospitality Quarterly, v. 52, n. 4, p. 429-437, 2011. YOO, Boonghee; DONTHU, Naveen; LEE, Sungho. An examination of selected marketing mix elements and brand equity. Journal of the academy of marketing science, v. 28, n. 2, p. 195-211, 2000. AAKER, David. A. Brand equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Ed. Negócio, 2000.