Resumo

Título do Artigo

Gestão por competência docente: uma análise multivariada
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Competência docente
Conhecimento
Didática

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Rodrigo Marques de Almeida Guerra
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) - Centro de Ciências Sociais
2 - Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo
3 - Rosana da Rosa Portella Tondolo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo
4 - Maria Emilia Camargo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Reumo

O termo competência vêm sendo discutido por diversos artigos científicos (FLEURY; FLEURY, 2001, 2004 FERNANDES; FLEURY; MILLS, 2006), no entanto, sob perspectiva do ensino superior, novos estudos acadêmicos precisam ser desenvolvidos em relação às competências docentes (BAETA; LIMA, 2007; SIQUEIRA; NUNES, 2011; KÜHL et al., 2013). Estudos recentes sugerem as seguintes competências docentes: didática, conhecimento, experiência, relacionamento e postura (KÜHL et al., 2013). No entanto, a literatura acadêmica é omissa quanto a estudos quantitativos sobre o tema.
O objetivo geral deste estudo é verificar a influência das variáveis conhecimento, relacionamento, didática, experiência e postura para a gestão por competência docente sob ótica de estudantes do curso da Administração de uma IES (Instituição de Ensino Superior) localizada na Serra Gaúcha/RS. Para tanto, foi necessário desenvolver a seguinte questão norteadora: De que forma as variáveis conhecimento, relacionamento, didática, experiência e postura influenciam a gestão por competência docente na percepção de estudantes do curso de administração de uma IES?
Competência é um conjunto de capacidades humanas que demonstra alto desempenho. É vista como um conjunto de recursos que o indivíduo possui, permitindo reunir um conjunto de competências-chaves (FLEURY; FLEURY, 2001). O termo competência vem sendo debatido em estudos acadêmicos pela necessidade de melhoramento de práticas gerenciais (FLEURY; FLEURY, 2001; REZENDE; LEAL, 2013). As competências mais significativas identificadas por estudantes de EaD foram as seguintes: postura, didática, relacionamento, conhecimento e experiência (KÜHL et al., 2013).
Pesquisa de natureza quantitativa descritiva, de corte transversal, tendo sido aplicada a pesquisa survey para coleta dos dados. Para tanto fez-se uso da técnica de amostragem não-probabilística do tipo acessibilidade. O instrumento de coleta de dados, foi baseado no estudo de Kühl et al. (2013). A amostra obtida foi de 151 questionários válidos. Para a análise dos dados, optou-se pela realização das seguintes etapas: estatística descritiva, análise fatorial exploratória (AFE), regressão linear múltipla e análise fatorial confirmatória (AFC) por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
A AFE apresentou os seguintes resultados: alfa de cronbach de 0,934 para 19 itens; KMO igual a 0,902. Para análise da regressão linear múltipla, optou-se pelo método stepwise, tendo gerado três modelos com os seguintes R2, respectivamente: 0,547, 0,644 e 0,670. A partir dos ajustes do modelo da AFC, chegou-se aos seguintes resultados: χ2 = 266,768; gl = 157; χ2/gl = 1,699; p-valor = 0,000; GFI = 0,861; CFI = 0,936; IFI = 0,937; TLI = 0,922; RMSEA = 0,068; e PCLOSE<0,020. O resultado do teste de hipótese demonstrou relação positiva e significante para as variáveis H1a, H1b, H2a, H3a, H3b e H4.
Para efeito desse artigo, as dimensões/hipóteses que apresentaram efeitos positivos e significantes foram experiência (H3a e H3b), relacionamento (H4) e conhecimento (H1a e H1b). A dimensão didática foi a que apresentou menor carga fatorial (H2a) e não significância para as relações H2b e H2c. Para tanto, sugere-se que a IES investigada avalie, de forma mais aprofundada, a eficácia da didática aplicada pelos docentes junto a amostra investigada, bem como reveja o papel dos professores e discentes em sala de aula, tendo em vista a dinamicidade do mercado e rapidez da informação.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Alinhando estratégia e competências. Revista de administração de empresas, v. 44, n. 1, p. 44-57, 2004. KÜHL, M. R.; MAÇANEIRO, M. B.; CUNHA, J. C.; CUNHA, S. K. O valor das competências docentes no ensino da Administração. Revista de Administração, v. 48, n. 4, p. 783-799, 2013. MARÔCO, J. Análise de Equações Estruturais: Fundamentos teóricos, Software & Aplicações. ReportNumber: 2010.