Resumo

Título do Artigo

Homens em armas: a trajetória do policial civil para análise sobre vida, organização e poder

Palavras Chave

Foucault
Organizações
Polícia civil

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Rodrigo Guimarães Motta
PUC-SP - Pontifícia Universidade de São Paulo - São Paulo
2 - Maria Amelia Jundurian Cora
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Departamento de Administração

Reumo

Este caso de ensino retrata a história de vida de um policial, que por meio de entrevista relatou sua trajetória na polícia civil. O objetivo é incentivar os professores e estudantes a refletir sobre o trabalhador nas organizações, em geral, e na polícia civil, em particular, sob uma perspectiva crítica, diferente daquela que predomina nos estudos organizacionais. Uma vez que a crítica não possui uma escola ou um pensador dominante, foi eleito um destes pensadores, Michel Foucault, e sua analítica do poder, utilizado como pilar para esta análise.
O primeiro objetivo deste caso é, introduzir os ECA aos estudantes dos cursos de administração, em especial o uso de Foucault para construção da análise crítica. O segundo objetivo é permitir que os estudantes façam uma reflexão do poder dentro da polícia civil, e quais são as hipóteses e estratégias adotadas pelos policiais para desenvolver sua carreira. Por fim, busca-se permitir aos alunos que reflitam mais além da remuneração e dos indicadores de desempenho da atividade profissional, sobre a forma pela qual o entrevistado, entende sua profissão isto é, qual o significado do seu trabalho.
Para a redação deste caso de ensino, foi utilizada a metodologia de pesquisa narrativa. Um policial civil, que solicitou que seu nome e o de seus companheiros de polícia fossem alterados, aceitou participar da pesquisa. Ele foi entrevistado pelos autores durante quatro horas, e esta entrevista foi gravada e, a partir dela, foi escrito o caso. Antes de realizar a entrevista, garantimos ao entrevistado o seu anonimato e as considerações éticas necessárias foram observadas dentre as quais a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.
Sugerimos que este caso seja utilizado nas disciplinas de ética nas organizações, cultura organizacional e teoria organizacional.
ALCADIPANI, Rafael; MEDEIROS, C.R.O. O herói envergonhado: tensões e contradições no cotidiano do trabalho policial. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 10, n. 02, p. 134-153, ago./set. 2016. FOUCAULT, Michel. Genealogia e Poder. In: A microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra