Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO E DA QUALIDADE DO SERVIÇO DA INFORMAÇÃO NO USO DE SERVIÇOS DE FINTECH
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Palavras Chave

Fintech
Negócios Digitais
Uso de TI

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Thaís Touguinha Zeltser
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Administração
2 - Antonio Carlos Gastaud Maçada
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Gabriela Labres Mallmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

As startups de fintech são iniciativas que aliam tecnologia e serviços financeiros para trazer inovações na forma de se lidar com as finanças (ZHANG et al., 2015). De acordo com o relatório de 2016 da FintechLab, as fintechs devem proporcionar melhores experiências aos usuários, geração de inteligência através de um grande volume de dados para otimizar a tomada de decisão, bem como a integração dos diferentes elos do mercado de maneira mais eficiente, com menos falhas operacionais, aumentando a velocidade das transações e reduzindo custos.
Tendo em vista o rápido crescimento das tecnologias financeiras, este trabalho busca analisar quais os efeitos da Qualidade da Informação (QI) e da Qualidade do Serviço de Informação (QSI) no uso de serviços oferecidos por fintechs, de acordo com a percepção do usuário.
As fintechs se enquadram na categoria de negócios digitais, que, segundo Bharadwaj et al. (2013), são tipos de negócios que desfrutam das tecnologias digitais para transformar suas estratégias, processos e capacidades, assim como seus produtos e serviços. O estudo propõe um modelo teórico de pesquisa composto pelos fatores: Qualidade da Informação, Qualidade do Serviço de Informação, Utilidade Percebida (UP) e Uso de SI.
O método utilizado é de pesquisa quantitativa, sendo a coleta de dados realizada através de uma survey. O estudo contém uma amostra de 94 respondentes usuários de fintech. A análise dos dados foi feita através do software SmartPLS.
Através da análise estatística dos dados, concluiu-se que os construtos QI e QSI tem relação positiva com a UP pelos usuários de fintechs, bem como com o uso destes serviços. Além disso, constatou-se que a UP pelos usuários é importante para que estes façam uso das fintechs.
Todas as cinco hipóteses da pesquisa mostraram-se verdadeiras, constatando a validade do modelo teórico no contexto das fintechs. Este estudo traz contribuições para a teoria e para a prática. O estudo do uso dos serviços oferecidos pelas fintech à luz dos construtos QI e QSI é um impulso inicial para entender esse fenômeno na realidade brasileira. Além disso, este estudo pode contribuir com as startups de fintech brasileiras no sentido de aumentar a compreensão da realidade na qual elas estão inseridas para reestruturar suas ações tendo como foco os usuários finais do serviço.
BHARADWAJ, A; EL SAWY, O. A.; PAVLOU, P. A.; VENKATRAMAN, N. Digital business strategy: toward a next generation of insights. Management Information Systems Quarterly, v. 37, n. 2, p. 471-482, jun. 2013. FINTECHLAB REPORT. Disponível: http://fintechlab.com.br/index.php/2016/04/14/report-fintechs-no-brasil-uma-revolucao-que-ja-e-realidade/. Acesso em Maio de 2017. ZHANG, B.; WARDROP, R.; RAU, R.; GRAY, M. Moving mainstream: benchmarking the European alternative finance market. The Journal of Financial Perspectives, 2015.