Resumo

Título do Artigo

Tipos de inovação na gestão de um veículo jornalístico em ambiente digital: o caso de VEJA.com, da Editora Abril
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Palavras Chave

inovação
jornalismo
internet

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Giselle da Costa Araujo
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - USP leste
2 - JADYR DE MAGALHAES PAVAO JUNIOR
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo

Reumo

O presente estudo tem como objetivo principal identificar as práticas de gestão de inovação que já são utilizadas pelos gestores do site da revista Veja e perceber como a Editora Abril lida com a questão da gestão da inovação no intuito de enfrentar desafios apresentados ao jornalismo no ambiente digital. Mais especificamente, pretende identificar oportunidades de mercado e principais forças da Empresa que poderiam indicar possíveis caminhos relativamente a inovações em produtos, processos, organização, marketing e até mesmo em modelos de negócios.
O objetivo final é elaborar um quadro que demonstra onde se concentram os esforços de inovação da Empresa e onde eventualmente existem lapsos e oportunidades a explorar. Como se organiza, na Editora Abril, a gestão da inovação voltada a lidar com desafios e oportunidades apresentados ao jornalismo no ambiente digital?Como se dividem os esforços da empresa relativamente a inovações em produtos, processos, organização e marketing?● Quais são os indicadores de desempenho utilizados para medir a inovação e como a empresa é avaliada nestes índices internamente ?
O presente estudo vai recorrer à literatura sobre inovação, no que diz respeito a tipos de inovação, modelos de gestão da inovação, índices de desempenho em inovação, com o objetivo de usar os conceitos como moldura à qual devem se acomodar os dados relativos a inovação proveniente da empresa. Assim, essas informações serão classificadas como inovações de produto, processo, organizacional ou marketing.
A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, de natureza exploratória. O método de pesquisa incluiu revisão da bibliografia pertinente, coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com gestores atuantes em cargos estratégicos na organização.Foi utilizada a técnica de entrevista em profundidade semiestruturada com três gestores do Grupo Abril, atuantes em cargos estratégicos na organização (marketing, conteúdo, redação)
O resultado das entrevistas com os gestores trouxe os devidos insights sobre a estratégia para a Inovação que a empresa adota. Os dados extraídos permitiram a criação de um gráfico SWOT, como sugerido por Marr (2006, p. 50) para esclarecer o contexto estratégico.
Ficou claro que, diante do desafio digital, diante do choque entre o negócio tradicional - o papel - e o emergente - a internet - a Editora Abril decidiu investir na coexistência(...)O aproveitamento de assets que a companhia já possui, como explicado, é uma expressão daquela estratégia. Optando por ficar com um pé na canoa do negócio tradicional e outro na canoa do emergente, ela tenta explorar ao máximo os assets que já possui. É condizente com uma companhia que decidiu que não se aventurará mais no campo da inovação disruptiva. É um risco calculado.
CARRATO, Ângela. Que Crise é Essa? Disponível em Observatório da Imprensa online: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/que-crise-e-esta/ acessado em 29/6/2016 CHRISTENSEN.C, JOHNSON.M, KAGERMANN.H. Harvard Business Review on Reinventing your Business Model. Harvard Business Press, 2013. COSTA,Caio Túlio. A Business Model for Digital Journalism: How Newspapers should Embrace Technology, Social and Value Added Services. Columbia University Graduate School of Journalism, 2013. TIDD, J.; BESSANT, J.; Pavitt, K. Gestão da Inovação, Editora Bookman, 5ª edição, 2015.