Resumo

Título do Artigo

ABORDAGENS MORFOLÓGICA E METODOLÓGICA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Abordagem Metodológica
Abordagem Morfológica
Ensino e Pesquisa em Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - EVANGELINA DA SILVA SOUSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA
3 - Antonio Carlos Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

Tendo em vista o papel de vigilância crítica da epistemologia em relação ao conhecimento produzido nas pesquisas sociais e que a análise epistemológica se debruça sobre o processo adotado pelos autores que busca identificar os elementos que caracterizam sua origem e seu progresso, faz-se necessário estimular reflexões críticas sobre a produção acadêmica, por meio da adoção de modelos teóricos para estudos epistemológicos no sentido de examinar tendências da produção científica especificamente em administração e contabilidade.
Questiona-se a estrutura de análise epistemológica desenvolvida no relato de pesquisas para as ciências sociais, examinando, especificamente, abordagem morfológica/metodológica da produção científica brasileira em Administração. Para tanto, buscou-se analisar, epistemologicamente, a abordagem morfológica/metodológica da produção científica que enfoca ensino e pesquisa em administração nos trabalhos apresentados no Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ) e nos Seminários em Administração (SEMEAD).
A abordagem morfológica, componente do modelo quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1991), recebeu tratamento de abordagem metodológica em Gamboa (1987). Na abordagem morfológica, a definição do objeto do conhecimento se apoia em características (exposição, causação e objetivação) e quadros de análises (tipologia, tipo ideal, sistema e estrutura-modelo). Quanto à abordagem metodológica, optou-se por estudá-la à luz das abordagens relativas às formas de apreensão do objeto de estudo: o empirismo, o positivismo, a fenomenologia, a dialética, a abordagem sistêmica e o estruturalismo.
Foram selecionadas 118 pesquisas apresentadas no EnEPQ e no SEMEAD (área Ensino e Pesquisa em Administração) realizados em 2015, extraídos de artigos disponíveis nos respectivos sites. Cada trabalho foi lido e analisado buscando-se identificar características manifestas e latentes da abordagem morfológica e metodológica, empreendidas ao longo do texto. As caracterizações inicialmente divergentes foram analisadas e reclassificadas, conforme consenso dos pesquisadores. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e a técnica utilizada para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo.
Em relação à abordagem morfológica, os resultados indicaram que a característica fundamental predominante foi a objetivação (80%), e o quadro de análise foi a tipologia (36%). Entretanto, o percentual de trabalhos cujas características morfológicas fundamentais estejam presentes de forma concomitante foi pequeno (35%). Quanto à abordagem metodológica, verificou-se a prevalência de trabalhos com abordagens empiristas (28%) e positivistas (19%), já identificada em estudos anteriores, havendo, contudo, aumento da abordagem fenomenológica (15%) no formato de abordagem das pesquisas.
Os achados indicam ser desejável maior detalhamento do objeto de pesquisa e que se expanda o emprego de características morfológicas fundamentais de forma concomitante. Constatou-se que a abordagem metodológica positivista e o quadro de análise tipologia proporcionaram maior frequência das características morfológicas fundamentais em conjunto. Entende-se que é indispensável estender a discussão epistemológica acerca das pesquisas realizadas na área da Administração, sob a perspectiva metodológica, a fim de se obter maior consistência, coerência e qualidade nos trabalhos a serem desenvolvidos.
BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. 5ª edição. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. GAMBOA, Sílvio Ancizar Sanches. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Campinas, 1987. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1987. MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para as ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.