Resumo

Título do Artigo

[RE]PENSANDO O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: um estudo sobre a produção científica brasileira na área
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estágio
Formação do administrador
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO
2 - Mauricio Vitor Souza Oliveira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Petrolina - Centro
3 - Maria Tereza Caldas Alencar
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Petrolina
4 - NILSON FERNANDO MARCOS RODRIGUES
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - CAMPUS SEDE PETROLINA
5 - Elias Eduardo Damasceno Rodrigues
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Campus Petrolina Centro

Reumo

Dos ambientes que priorizam a formação continuada e a preparação para futuro profissional, a universidade é, sem dúvida, o principal meio para instrumentalizar o acesso à informação sobre o mercado de trabalho, as tendências profissionais, orientar o planejamento da carreira e de apresentar, a partir do currículo, os caminhos necessários a consolidação da vida profissional. De fato, universidades têm desempenhado o papel fundamental no gerenciamento profissional e construído caminhos para oportunizar o ingresso do estudante nos postos de trabalho, através, sobretudo, das práticas de estágio.
Diante das novas exigências que estão sendo colocadas para o ensino superior (oferecer formação condizente com as constantes transformações do mercado de trabalho), do papel da universidade na formação profissional discente (preparar o aluno para o exercício profissional), da importância da prática do estágio (seja supervisionado ou não) na formação do estudante de administração e, sobretudo, da necessidade de ampliação da discussão sobre o tema, este artigo tem como objetivo analisar a atual situação dos estudos acadêmicos acerca do estágio em administração no Brasil.
Etapa de suma importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem, o estágio propicia oportunidades de vivência prática dos conteúdos acadêmicos, além de permitir a troca de experiências com funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de ideias e conhecimentos (ALMEIDA; LAGEMANN; SOUSA, 2006). Sua realização possibilita, então, instrumentos de preparação para introdução e inserção no mercado de trabalho, através de habilidades e de competências essenciais para consolidação de sua carreira profissional.
Para alcance dos objetivos propostos, este estudo adotou uma metodologia de caráter inventariante e descritivo, própria das pesquisas bibliométricas (FERREIRA, 2002). Os critérios de seleção do corpus seguiram os procedimentos utilizados por Sampaio e Perin (2006) e Cassundé, Barbosa e Mendonça (2016). Cada artigo foi analisado em termos de conteúdo, considerando-se as seguintes categorias definidas a priori. Foi aproveitado o software Atlas.ti como ferramenta de suporte à análise de conteúdo de Bardin (2011), utilizada como técnica de análise de dados.
Considerando-se os artigos recuperados para este estudo, tem-se que a discussão sobre o estágio, enquanto campo de conhecimento em administração, é bastante recente. As discussões começam a aparecer somente a partir do ano 2000. Os achados corroboram com as colocações de Gomes e Teixeira (2016). Pouco se produz e pouco se discute sobre a prática de estágio nos cursos de Graduação em Administração, embora seja uma das atividades mais relevantes e importantes na formação profissional do graduando (TARDIF, 2002).
Da discussão teórica, observa-se que a importância do estágio está estritamente ligada ao fato deste proporcionar ao aluno a vivência daquilo que é aprendido em sala de aula. Em especial, no caso do Administrador, o estágio possibilita, além do contato direto com a rotina gerencial, o desenvolvimento das competências necessárias para a formação do profissional de Administração, instituídas pela Resolução Nº 04 do CNE/CSE (2005). Da pesquisa bibliométrica nota-se que mesmo perante tamanha importância do tema, pouco se é estudado acerca deste no Brasil.
ALMEIDA, Denise Ribeiro de; LAGEMANN, Letícia; SOUSA, Silvio Vanderlei Araújo. A importância do estágio supervisionado para a formação do administrador. In: XXX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2006. Anais... ANPAD, 2006. GOMES, A. F; TEIXERA, A. S. S. Estágio supervisionado e aprendizagem: Contribuição do estágio do graduando de Administração para a formação profissional. Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. 6, n. 3, set./out./nov./dez. 2016. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.