Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (ERP)
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Palavras Chave

Sistemas de Informação
Gestão de Mudanças
ERP

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Alessandra Barbosa Pinto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
2 - Bianca Claudino de Almeida
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
3 - Caroline Ferreira de Carvalho
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
4 - Alberto de Medeiros Jr
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
5 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

Um desafio das empresas é o de se manterem competitivas, mas se deparam com obstáculos dos mercados, gerando, assim, a necessidade de mudança constante que é de vital importância. Para resposta rápida e responsável a isso, faz-se imprescindível a adoção dos Sistemas de Informação. A Gestão de Mudança é um Fator Crítico de Sucesso parte da premissa que ao implementar um novo sistema haverá modificação na maneira que a empresa tem para executar seus processos.
O problema de pesquisa está relacionado à seguinte questão: Quais são os impactos da Gestão de Mudanças na implementação de sistemas ERP, e como as empresas conduzem essa mudança? Os objetivos específicos são: • Identificar quais são os elementos da teoria da Gestão de Mudança aplicáveis à implantação de sistemas. • Investigar quais são os impactos da mudança dos sistemas nas empresas. • Evidenciar o nível de impacto e a aceitação dos funcionários em relação à troca do sistema.
É possível dividir a Gestão da Mudança em três momentos: 1) pré-mudança cujas principais ações são: envolver os funcionários no planejamento da mudança e estabelecer etapas para o desenvolvimento da mudança; 2) durante a mudança com as principais ações: empoderar os funcionários para a colaboração e estabelecer uma liderança forte e; 3) pós-mudança cm as principais ações: mostrar às pessoas como os novos conceitos, comportamentos e posturas provenientes da mudança melhoraram o seu desempenho (BENJAMIN; LEVINSON, 1993; KOTTER, 1997; COOK; MACAULY; COLDICOTT, 2004; O’BRIEN; MARAKAS, 2013).
Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, por considerar-se necessário adquirir conhecimento em relação aos impactos causados pela Gestão de Mudança eficaz/ineficaz (ou ausente) na implementação de um sistema da informação. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas estruturadas junto aos entrevistados, utilizando-se um roteiro de entrevistas previamente elaborado. A técnica de análise dos dados escolhida foi a análise de conteúdo, segundo recomendações de Bardin (2010).
Com a análise de conteúdo identificaram-se quatro categorias: 1) Processo de troca e implementação de um Sistema da Informação; 2) Impactos da mudança para os colaboradores; 3) Participação dos funcionários no processo da mudança e; 4) Resistência dos funcionários às mudanças na organização. Observou-se que as empresas não fazem uso de uma metodologia de Gestão de Mudança; as decisões durante o processo se dão de forma empírica e intuitiva e; a resistência à mudança de sistema está presente em todas as empresas.
Os resultados mostraram que as empresas que incluíram a Gestão de Mudança no planejamento inicial da implementação de um Sistema de Informação na empresa, obtiveram melhores resultados das que que não o fizeram. Para as empresas que tomavam as decisões do projeto do novo sistema de forma intuitiva e empírica, percebeu-se maior tempo de resposta às diferentes situações adversas, causando atraso no cronograma estabelecido e também muito desgaste para as pessoas envolvidas.
ESTEVES-SOUSA, J.; PASTOR-COLLADO, J. Towards the unification of critical success factors for ERP implementations. In: 10TH ANNUAL BUSINESS INFORMATION TECHNOLOGY (BIT) 2000 CONFERENCE, 2000. Anais... Manchester: 2000. KOTTER, J. P. Leading Change: why transformation efforts fail. Harvard Business Review, Reprint 95204, 1997. O’BRIEN, J.A.; MARAKAS, G.M. Administração de Sistemas de Informação. 13ª ed. São Paulo, Mc Graw Hill, 2013. ROCKART, J.F. Chief executives define their own data needs. Harvard Business Review. v. 57, n. 2, p. 81-92, Mar./Apr., 1979.