Resumo

Título do Artigo

BANCOS COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Bancos Comunitários de Desenvolvimento
Finanças Solidárias
Empreendedorismo Social

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - DANIEL TEIXEIRA DE MENEZES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Mestrado Profissional em Administração
2 - Rafael Carvalho dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda
3 - Sandra Regina Holanda Mariano
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Os últimos anos ocorreram no Brasil uma expansão de empreendimentos econômico-sociais voltados às práticas balizadas na confiança, proximidade e solidariedade. Dentro deste contexto, os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) se destacam como uma opção de finanças solidárias, saltando em menos de quinze anos, de um único banco, para uma rede com mais de cem instituições espalhadas pelo país. Cabe assim, analisar se as pesquisas sobre os BCDs vêm crescendo consoante ao aumento deste tipo de instituição, bem como a qualidade e quantidade da produção científica neste campo.
Diante da expansão de empreendimentos econômico-sociais no Brasil, os Bancos Comunitários de Desenvolvimento tem acompanhado uma grande expansão de sua metodologia. Cabe acompanhar também as pesquisas sobre tais empreendimentos. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a evolução das pesquisas e publicações que estudam os Bancos Comunitários de Desenvolvimento.
Com objetivo de embasar a análise bibliométrica, este capítulo apresenta em seu tópico 2.1 o conceito de empreendedorismo social, no tópico 2.2 o conceito e contextualização sobre economia solidária e por fim, no tópico 2.3 o conceito de Bancos Comunitários de Desenvolvimento e sua expansão no Brasil. Está contextualização permite ao leitor compreender as análises e resultados deste trabalho.
Este estudo apresenta como metodologia principal a análise bibliométrica. A proposta deste trabalho é o levantamento da produção científica produzida sobre Bancos Comunitários de Desenvolvimento e, para tanto, foram pesquisados dissertações e teses no banco da CAPES, além de artigos científicos nas seguintes bases científicas: SPELL, PERIODICOS CAPES, ANPAD e SCIELO. Em todas as fontes citadas, utilizamos os seguintes termos de busca: banco comunitário, bancos comunitários, moeda social, moedas sociais, finanças solidárias e Banco Palmas.
O número total de artigos retornados utilizando os termos de busca nas bases citadas foi de setenta e dois (72). Ainda foram encontrados cento e dezoito (118) trabalhos no Banco de Teses e Dissertações CAPES. Depois de excluídas as duplicidades e trabalhos julgados fora do contexto abordado, apresentou-se um total de trinta e cinco (35) artigos, oito (8) teses e trinta e seis (36) dissertações, que compõem os dados da análise bibliométrica.
O estudo evidenciou uma grande concentração de estudos desenvolvida principalmente no nordeste, onde se concentra maior parte de BCDs, como de pesquisadores interessados pela temática. Mostrou-se também uma grande concentração de estudos direcionadas ao Banco Palmas. Ainda, dentre os artigos analisado, dez (10) se concentram nas lentes de um único pesquisador. Como sugestão para continuidade deste trabalho e para pesquisas futuras, sugere-se a investigação do tema Bancos Comunitário de Desenvolvimento em bases estrangeiras.
FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de. Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) como expressão de finanças solidárias: por uma abordagem da inclusão financeira. SENAES M.T.E, Brasilia, 2012. SHANE, S., VENKATARAMAN, S.The promise of entrepreneurship as a field of research.Academy of Management Review, 25(1), 217-226, 2000. SIQUEIRA, A. C. O. ; MARIANO, Sandra R. H. ; MORAES, J. . Microfinance and Innovation Ecosystem: Evidence from Brazil and Insights for Social Entrepreneurship. In: Academy of Management, 2013, Orlando. Proceeding of Academy of Managemt. New York: Academy of Mangement, 2013