Resumo

Título do Artigo

Governança de Projeto: uma proposta de dimensões de análise
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Palavras Chave

Governança e gestão de projeto
Organização temporária
Dimensões de análise

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração - PROPAD

Reumo

Projeto consiste numa organização temporária com recursos atribuídos e esforço único para o alcance de objetivos organizacionais. É reconhecido como ente legal, sistema social e/ou negócio, necessitando de alinhamento estratégico com a organização permanente pública ou privada (COVA; SALLE, 2005; TURNER; ANBARI; BREDILLET, 2013). Esse alinhamento traz a gestão de projetos para aspectos relevantes da governança como custos de transação, problema de agência e mecanismos de controle da eficácia de projetos, programas e portfólios (TURNER; KEEGAN, 2001).
O alinhamento estratégico entre organização permanente e temporária demonstra a necessidade de eficiência do projeto, podendo sua governança a analisar por mecanismos de controle e dimensões de análise. Assim, pergunta de pesquisa é: quais as dimensões teóricas de análise para a governança de projeto? Entende-se que a governança de projeto deve levar em consideração não somente os mecanismos formais e informais, mas também dimensões relacionadas à gestão do projeto e que tornem sua análise mais aprofundada. O objetivo é apresentar as dimensões teóricas de análise para a governança de projeto.
A governança de projeto deve se preocupar em controlar e direcionar os esforços da organização temporária para a consecução dos objetivos organizacionais, principalmente os relacionados ao atendimento das demandas de patrocinadores e clientes sem mencionar outras partes interessadas. Nesse sentido, o controle e o direcionamento passam pela análise das dimensões discutidas no referencial teórico: paradigmas e abordagens, composição, comportamento estratégico, processos, recursos humanos, contexto, partes interessadas, relações de parceria e decisão na governança de projeto.
Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa exploratória e a descritiva com levantamento bibliográfico com dados secundários (OLIVEIRA, 2005).
Uma vez que a proposta desse artigo é um ensaio teórico foram coletados dados teóricos secundários, culminando na apresentação das dimensões de análise da governança de projeto, suas definições, características e referências teóricas para o seu desenvolvimento em uma figura. As características mencionadas servem como um guia teórico-empírico à aplicação das dimensões, indicando os conteúdos a serem analisados na governança de projeto em quaisquer tipos de organização temporária nos diferentes setores de atuação (público, privado e/ou terceiro setor).
A apresentação das dimensões de análise à governança de projeto trouxe à baila a necessidade de alinhar novas formas de controle e avaliação multinível aos mecanismos formais e informais estabelecidos para projetos. De forma sistêmica, esse estudo revelou a transversalidade de temas como o contexto e a tomada de decisão as demais dimensões de análise e precisam ser trabalhados no sistema de governança por suas instituições e atores. Os paradigmas de governança são um direcionamento às abordagens operacionais que, por sua vez, influenciam e são influenciadas pelas dimensões propostas.
COVA, B.; SALLE, R. Six key points to merge project marketing into project management. International Journal of Project Management, v.23, p.354-359, 2005. OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaço, 2005. TURNER, J. R. ANBARI, F.; BREDILLET, C. Perspectives on research in project management: the nine schools. Global Business Perspectives, v.1, p.:3-28, 2013. _____.; KEEGAN, A. Mechanisms of governance in the project-based organization: roles of the broker and steward. European Management Journal, v.19, n.3, p.254–267, 2001.