Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE MUDANÇA E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA: ESTUDO DE UMA EMPRESA DO RAMO DA REFRIGERAÇÃO MÉDICO-CIENTÍFICA A PARTIR DA SUA CAPACIDADE INOVATIVA
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Palavras Chave

Adaptação estratégica
Capacidades dinâmicas
Capacidade inovativa

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Clarice Vepo do Nascimento Welter
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - Ijui
2 - Jorge Oneide Sausen
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - IMED Business School - PPGA
3 - Lisiane Caroline Rodrigues Hermes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Reumo

O dinamismo do mercado exige que as empresas adotem uma postura inovadora e de rápida adaptação ao ambiente, a fim de se manterem competitivas no mercado. Essa capacidade de inovação e de adaptação proporciona a organização obter vantagem competitiva garantindo seu espaço no mercado. Para que elas tenham essa habilidade de adaptar-se às mudanças, os empreendedores devem buscar estratégias empresariais de modo a conseguir identificar as inovações que o mercado necessita e assim adequar-se às exigências do mercado. Um desses modelos de estratégias competitivas é o das capacidades dinâmicas.
Problema de pesquisa: Como se deu o processo de mudança e adaptação estratégica, a luz da capacidade inovativa da Biotecno, que envolveu o período deste a sua criação, em 2001, até o ano de 2016? Objetivo: Identificar e analisar a história de evolução da empresa Biotecno por meio da caracterização do seu processo de mudança e adaptação estratégica, focando na sua capacidade inovativa. Os objetivos específicos são identificar e interpretar as fases de adaptação estratégica da empresa estudada e evidenciar qual foi o tipo de inovação implementada em cada fase evolutiva da empresa.
Capacidades dinâmicas são constituídas por três elementos componentes: a capacidade absortiva, adaptativa e inovativa. Capacidade inovativa consiste na habilidade da empresa em desenvolver novos produtos e mercados por meio da orientação do alinhamento estratégico para comportamentos e processos de inovação. A inovação pode assumir diversas formas. Com relação ao grau de novidade, a inovação distingue-se em inovação incremental e radical e quanto a tipologia apresenta-se como: Inovação de produto; Inovação de processo; Inovação de mercado; Inovação comportamental; Inovação estratégica.
Estudo de caso único, de natureza exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa. A técnica utilizada para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os períodos de adaptação estratégica foram analisados mediante as três dimensões estratégicas da metodologia de Pettigrew, Ferlie e Mckee (1992), contexto, conteúdo e processo. Como método para a coleta e análise dos dados foram utilizados os procedimentos propostos pela direct research, utilizando um modo longitudinal de análise com corte transversal, abordando a evolução da organização ao longo de um determinado período histórico.
Pode-se classificar a organização em três períodos estratégicos. Os resultados mostraram que no primeiro período a organização apresentou uma inovação de mercado, no segundo período inovação de produto ao nível radical e incremental, bem como inovação de processo, estratégica e comportamental e o terceiro período foi constituído novamente por inovação de produto. Evidenciou-se que as mudanças e adaptação estratégica da empresa, a luz de sua capacidade inovativa, foram conduzidas ora por orientação do mercado, ora pela capacidade do empreendedor em identificar oportunidades.
A partir da análise pode-se classificar a organização em três períodos estratégicos: 2001/2002 - Identificação de oportunidade de negócio e fundação; 2003/2012 - Revolução no mercado de conservação de vacinas; 2013/2016 - Revolução do transporte de vacinas. A empresa possui uma cultura de inovação, que propicia a busca constante por inovações. A empresa assume um papel reativo diante as mudanças ocorridas e o empreendedor visualiza, interpreta e age de forma proativa na busca por novos mercados e oportunidades, tornando a organização fortalecida diante às intervenções do contexto externo.
EISENHARDT, K. M.; MARTIN, A. Dynamic capabilities: what are they? 2000. MEIRELLES, D. S.; CAMARGO, A. A. B. Capacidades Dinâmicas: o que são e como identificá-las? 2014. MINTZBERG, H. Strategy-making in three modes, 1973. PETTIGREW, A.; FERLIE, E.; McKEE, L. Shaping Strategic Change, 1992. TEECE, D.; PISANO, G. The dynamic capabilities of firms: an introduction, 1994 WANG, C. L. AHMED, P. K. The Development and Validation of the Organisational Innovativeness Construct Using Confirmatory Factor Analysis, 2004 WANG, C. L.; AHMED, P. K. Dynamic capabilities: A review and research, 2007.