Resumo

Título do Artigo

O BEBUM QUE NÃO BEBE: UM CASO PARA ENSINO SOBRE ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA

Palavras Chave

Gestor
Empreendedorismo
Orientação empreendedora

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Elvis Silveira-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA
2 - Marina Oliveira Daneluz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais
3 - Felipe Kopp Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - FAT - Faculdade de Administração e Turismo

Reumo

O caso apresentado conta a história do Circulu’s Lanches, protagonizado pelo gestor da empresa, João, que em meados de 1991 decidiu entrar em uma sociedade com um membro da família e iniciar sua empreitada no ramo do serviço de lancherias (como são conhecidas as lanchonetes no RS). O decorrer da história traz à tona as dificuldades encontradas pelo gestor durante os anos e ainda, as principais ações do gestor e de sua equipe, suas inovações e criações, como o famoso “Xis Bebum” e a Maionese do Circulu’s, que culminaram no que hoje é um negócio de sucesso e referência no mercado em que atua.
A partir da interpretação do perfil de João, o protagonista do Circulu’s Lanches, e das tomadas de decisões em relação ao ambiente que cercava sua realidade, o presente caso para ensino tem como principal objetivo educacional evidenciar o comportamento do empreendedor dos tomadores de decisões do Circulu’s Lanches, e destacar os resultados e processos decorrentes dos tipos de tomadas de decisões, expondo a realidade de uma organização de segmento específico apresentando as tomadas de decisões ao longo do tempo.
Os dados para a construção do caso foram coletados através de entrevistas com os gestores da Circulu’s Lanches, observação direta através de visitas presenciais ao longo de vários meses.
O presente caso para ensino foi elaborado para utilização em disciplinas que abordem as temáticas de empreendedorismo, ambiente organizacional, planejamento estratégico/empresarial, estratégia, entre outras, tanto em nível de graduação quando pós-graduação. Recomenda-se a utilização do caso em classes que já tenham cursado disciplinas propedêuticas dos cursos e/ou que possuam conhecimentos introdutórios sobre estratégia, empreendedorismo ou que estejam atuando no mercado de trabalho na área abordada.
COVIN, J. G.; SLEVIN, D. P. A conceptual model of entrepreneurship as firm behavior. Entrepreneurship: Theory & Practice, v.16, n.1, p.7-25, 1991. RAUCH, A.; WIKLUND, J.; LUMPKIN, G. T.; FRESE, M. Entrepreneurial orientation and business performance: an assessment of past research and suggestions for the future. Entrepreneurship & Practice, v. 34, n.5, 761–787, 2009. SILVEIRA-MARTINS, E.; MASCARENHAS, L. E.; MULLER, C. R. Conduta empreendedora uni/multidimensional como estratégia precedente da capacidade gerencial. In: XXIX SLADE, Montevideo. Anais... Montevideo, Uruguai, 2016.