Resumo

Título do Artigo

Compartilhamento de Informações Estratégicas entre os Empresários de Micro e Pequeno Porte em Minas Gerais
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Palavras Chave

microambiente
macroambiente
compartilhamento de informações

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - brenner lopes
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - belo horizonte
2 - Luander Cipriano de Jesus Falcão
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Afonso Pena

Reumo

Para as organizações hodiernas é importante entender as dimensões do macro e do microambiente em que as organizações encontram maior ou menor dificuldade de compartilhamento de informações estratégicas. É a partir dessa análise que se tornará possível levantar as necessidades de adequação e as possibilidades de construção de modelos alternativos para a eventual construção de uma inteligência coletiva para as organizações integrantes de uma rede organizacional. O papel da informação se torna fundamental para o sucesso das organizações, possibilitando de uma tomada de decisão estratégica.
Neste estudo, partiu-se da necessidade de explicitar a disponibilização de informações estratégicas. Pois a solução dos problemas de disponibilização e compartilhamento de informações estratégicas é crucial para a manutenção de vantagens competitivas empresariais, e isto possibilita a inserção competitiva de empresas de pequeno porte no mercado. Logo, este estudo teve como problema central responder a seguinte questão: Quais são as dimensões do macro e do microambiente facilitadoras e dificultadoras para o compartilhamento de informações entre as MPE’s de Minas Gerais?
A importância da Informação e do seu Compartilhamento; As dimensões do macro e do microambiente organizacional;
A coleta de dados foi realizada com 562 empresas de Minas Gerais dos setores de Comércio, Construção Civil, Indústria e Serviços. A amostra foi selecionada a partir do cadastro da RAIS (2010) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. A categorização das empresas nos setores seguiu Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. A amostra em painel, definida através de seleção aleatória estratificada, apresenta erro máximo de 5,34 pontos percentuais (p.p.) para cada grupo setor com intervalo de confiança de 95%.
Análise descritiva e análise fatorial
De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que as MPE’s estão mais propensas a compartilharem informações sobre o macroambiente, pois entendem que essas informações podem favorecer os seus processos de inovação (Porter, 1999). Em compensação, o compartilhamento das informações do microambiente não possui o mesmo interesse, por talvez, se tratar de informações mais estratégicas, e a intenção é resguardar tais informações para proteger o negócio de um concorrente. Esse fato fica mais evidente quando se analisa os valores mais baixos da dimensão clientes.
BALESTRIN, Alsones; BESSA, Jorge; CARDOSO JÚNIOR, Walter Félix. Inteligência empresarial estratégica. Tubarão: Ed. Unisul, 2005. 175 p. CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a i