Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADE ABSORTIVA COMO FATOR INFLUENTE NO DESEMPENHO DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade Absortiva
Sistema Nacional de Inovação
Desenvolvimento Econômico

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - Renata Petrin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - FACE/UFMG

Reumo

As ações das instituições e organizações que compõem um Sistema Nacional de Inovação (SNI) afetam diretamente o crescimento e o desenvolvimento de um país. O pregresso econômico ocorre por meio da capacidade das indústrias e empresas de uma nação em desenvolverem e manterem a sua posição competitiva, o que não está associado apenas à aquisição e criação de conhecimento, inovação e aprendizagem, mas também a difusão e utilização eficiente desse insumo intangível (CRISCUOLO; NARULA, 2002; SANDU; ANGHEL, 2011).
Dado que a literatura mostra que as variáveis analisadas em relação à CA de uma nação são intrinsecamente associadas ao desempenho do SNI que a grande maioria dos estudos desenvolvidos sobre a CA tem analisado esse fator da transferência de conhecimento ao nível da firma, e que poucas pesquisas têm discutido os determinantes da capacidade de uma nação em adquirir, assimilar e utilizar o conhecimento comercialmente e sua relação com o desenvolvimento das atividades de P&D esta pesquisa tem como objetivo analisar a CA de um país emergente e sua influência no desempenho do SNI.
O processo de catching-up exige que os países invistam em sua capacidade de adquirir, desenvolver e utilizar novos conhecimentos. Ao analisar a dinâmica do SNI de diversos países, alguns estudos (CASTELLACCI; NATERA, 2013; SANDU; ANGHEL, 2011) identificaram os fatores diretamente associados à CA nacional como um dos elementos que permite a aquisição de novos conhecimentos, são eles: infraestrutura de P&D; (CASTELLACCI; NATERA, 2013; DAUGĖLIENĖ, 2008;SANDU; ANGHEL, 2011); capital humano (CASTELLACCI; NATERA, 2013; SANDU; ANGHEL, 2011); e comércio internacional (CASTELLACCI; NATERA, 2013).
Adotou-se como estratégia a abordagem quantitativa, que se baseia na mensuração e é conduzida de forma sistemática e controlada (HAGAN, 2014; MALHOTRA, 2012). Com base nessa abordagem metodológica optou-se por levantar dados secundários disponibilizados por órgão governamentais de um país emergente. O caso selecionado para analise foi o Brasil por atender ao critério de ser emergente e compor a terceira categoria do SNI. Por fim, os dados foram tratados por meio de técnicas da estatística descritiva e analisados a partir das categorias identificadas na literatura.
Embora os dados de 2000 a 2014 mostrem um aumento considerável nos investimentos em C&T tanto do setor público quanto privado, o Brasil se mantém na condição de subdesenvolvimento. O investimento em educação superior, que é o centro de desenvolvimento de pesquisas, tem recebido menos investimento que a educação básica. Além disso, no Brasil, alguns cursos que são foco do desenvolvimento de novas tecnologias e inovação possuem o menor percentual de alunos concluintes. Tal situação justifica o envio de divisas para o exterior para obter determinados serviços e produtos de alto valor agregado.
Constatou-se que a educação e a infraestrutura de P&D são elementos essenciais para a CA de uma nação. Esses fatores têm impacto no desempenho do país em suas relações comerciais com o exterior, o que tem reflexo no Balanço de Pagamentos da nação e, como resultado, no seu progresso ou estagnação em uma condição de subdesenvolvimento. Assim, verificou-se que o desenvolvimento do SNI brasileiro depende de investimentos efetivos em educação e P&D para que seja possível fornecer produtos e serviços com alto valor agregado.
SANDU, Stelina; ANGHEL, Irina. A view on the national capacity of scientific knowledge absorption. Challenges of the Knowledge Society. Economy. 2011. CRISCUOLO, Paola; NARULA, Rajneesh. A novel approach to national technological accumulation and absorptive capacity: Aggregating Cohen and Levinthal, MERIT Research Memorandum. 2002. CASTELLACCI, Fluvio; NATERA, Jose Miguel .The dynamics of national innovation systems: A panel cointegration analysis of the coevolution between innovative capability and absorptive capacity. Research Policy, 42,579– 594, 2003.