Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DO AMBIENTE DE TRABALHO SOBRE CONSUMO ALIMENTAR, ESTADO DE SAÚDE E PRODUTIVIDADE DE TRIPULANTES DE AERONAVES DE UMA COMPANHIA DE AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

saúde do trabalhador
ambiente de trabalho
aviação civil

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Flávia Mori Sarti
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
2 - Renata Felipe Saffioti
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Medicina
3 - Paula Fernandes Castilho
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada

Reumo

Estudos recentes apontam associação entre consumo alimentar, estado nutricional e condições de saúde em curto e longo prazo, fatores que impactam na qualidade de vida e produtividade de trabalhadores em vários setores de atividade. A partir da importância do ambiente de trabalho na determinação de padrões alimentares da população adulta, têm sido propostas intervenções para promoção da alimentação saudável no trabalho, que têm mostrado resultados interessantes (JENSEN, 2011).
Tripulantes de aeronaves são trabalhadores sujeitos a contínua situação de estresse. Problemas com alimentação ou estado de saúde dos tripulantes representam altos riscos aos próprios profissionais e aos passageiros (YANG, 2014). O artigo analisou características do ambiente de trabalho de tripulantes de aeronaves de uma companhia aérea brasileira do setor de aviação civil, assim como sua influência no consumo alimentar e efeitos no estado de saúde e nível de produtividade.
O consumo alimentar influencia saúde do trabalhador, impactando no bem-estar e produtividade do trabalho (VAN SCHEPPINGEN et al., 2014). Por outro lado, o ambiente de trabalho condiciona acesso e consumo de alimentos no cotidiano dos trabalhadores, gerando perdas sociais e econômicas por alimentação inadequada (JENSEN, 2011). O ambiente de trabalho de tripulantes de aeronaves apresenta elevado nível de estresse e limitações para alimentação apropriada (YANG, 2014), mas há ausência de estudos nacionais ou internacionais no tema de consumo alimentar, saúde e produtividade na aviação civil.
Trata-se de estudo quantitativo de corte transversal com abordagem exploratória e analítica, baseado em pesquisa de campo desenvolvida por meio de coleta e análise de dados sobre consumo alimentar, condições de saúde e produtividade no trabalho em amostra de conveniência de tripulantes de aeronaves da aviação civil pertencentes a uma companhia aérea brasileira, designados para voos em território nacional, convidados para participação voluntária na pesquisa.
A amostra incluiu 40 tripulantes designados para voos em território nacional. Verificou-se alta prevalência de distúrbios do sono (67,5%) e sobrepeso ou obesidade (57,5%). A qualidade nutricional da alimentação no trabalho foi baixa, sendo influenciada por número de escalas em aeroportos sob administração pública. As perdas produtivas foram positivamente associadas à proporção de horas de trabalho em turno (presenteísmo) e à ocorrência de sobrepeso e outras doenças crônicas (absenteísmo).
Características do ambiente de trabalho de tripulantes da aviação civil (escalas em aeroportos públicos e trabalho em turnos com horários variados) afetaram negativamente a qualidade nutricional do consumo alimentar e influenciaram positivamente as perdas produtivas decorrentes de problemas de saúde. Há necessidade de melhoria do ambiente de trabalho dos tripulantes em voos nacionais, representando oportunidade para promoção da saúde dos trabalhadores e garantia da segurança no setor de aviação.
JENSEN, J.D. Can worksite nutritional interventions improve productivity and firm profitability? A literature review. Perspectives in Public Health, v.131, n.4, p.184-192, 2011. VAN SCHEPPINGEN, A.R. et al. Motivations for health and their associations with lifestyle, work style, health, vitality, and employee productivity. Journal of Occupational and Environmental Medicine, v.56, n.5, p.540-546, 2014. YANG, L. Investigating the effects of energy drink consumption on student pilot fatigue and performance levels. M.Sc. Thesis, Massey University, New Zealand, 2014.