Resumo

Título do Artigo

INFLUENCIADORES DIGITAIS: DE FENÔMENO DA INTERNET A FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Abrir Arquivo

Palavras Chave

INFLUENCIADORES DIGITAIS
MARKETING DIGITAL
MÍDIAS SOCIAIS

Área

Marketing e Gestão

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - LETICIA THABATA TAMASHIRO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
2 - Hermes Moretti Ribeiro da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB/Unesp
3 - Sara Martins Vieira Zimmermann
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ
4 - Catarina Barbosa Careta
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ)

Reumo

Com o advento da internet a comunicação sofreu grandes alterações em relação a tempo e conteúdo, comunicar-se tornou-se mais rápido e a disseminação de conteúdo maior. Nasceram os blogs, chats online e as mídias digitais, que ganharam popularidade com o tempo. Organizações adaptaram-se à internet e a usam como ferramenta estratégica na comunicação e também veem o potencial em seus membros influentes - blogueiros, youtubers, facebookers, intagramers, twitters - que dividem suas experiências pessoais e com marcas na rede de forma regular.
Como as agências de marketing digitais utilizam influenciadores digitais para a comunicação dos seus clientes com os seus respectivos públicos alvo? Objetivo: Analisar o papel da agência na gestão dos influenciadores digitais para seus clientes, visando seus públicos específicos. Identificar como as agências veem e escolhem o influenciador digital; Identificar se há semelhanças entre a Teoria Two-steps flow e a utilização de influenciadores em campanhas publicitárias; e Analisar como são medidos os resultados das iniciativas dos influenciadores em relação ao público final.
consumidor e os papéis que exerce no processo de compra, também traz uma breve revisão sobre teorias da comunicação, apresentando os líderes de opinião da Teoria Two-steps Flow, e os Influenciadores Digitais, apontando similaridades entre os dois conceitos, o referencial teórico termina apresentando agências digitais e a mensuração das ações de marketing digital.
A metodologia caracteriza a pesquisa como qualitativa exploratória, com uma amostra por conveniência de 12 entrevistados, com um o roteiro semi-estruturado, desenvolvido a partir do referencial teórico para responder os objetivos da pesquisa. Assim como os métodos de caracterização da análise de conteúdo por categorização.
A análise de resultados foi feita utilizando o software Excel, em uma análise de leitura e comparação vertical e horizontal, na qual se categorizou os seguintes tópicos: Influenciadores digitais; Influenciadores digitais versus mídias convencionais; A comunicação com os influenciadores; e a gestão dos influenciadores digitais e mensuração de resultados.
O estudo mostrou que influenciadores digitais são uma ferramenta bem útil para alcançar um público especifico de pessoas, assim como para passar confiança aos seguidores sobre um serviço, marca, produto, ideia ou experiência, através de suas plataformas de comunicação, eventos ou campanhas direcionadas pelas agências, o que responde a questão da pesquisa, que busca saber a forma como as agências de marketing digitais utilizam influenciadores digitais para a comunicação dos seus clientes com os seus respectivos públicos alvo.
Katz, E. Lazarsfeld, P. Personal Influence: The Part Played by People in the Flo of Mass Communications, Glencoe: The Free Press. 1955. UZUNOĞLU, E. KIP, S. M. Brand communication through digital influencers: Leveraging blogger engagement. International Journal of Information Management. Elsevier. 2014