Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA EM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E AQUISIÇÃO DE EMPRESA DE EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS

Palavras Chave

Avaliação de Empresas
Fusões e Aquisições
Empresa de capital fechado

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Rodrigo Takashi Okimura
Faculdade FIPECAFI (FIPECAFI) - São Paulo

Reumo

Este caso de ensino apresenta a aplicação de avaliação econômico-financeira para fins de aquisição de uma empresa fechada de equipamentos odontológicos por sua principal concorrente no mercado brasileiro. O texto relata as diferenças e desafios na avaliação de uma empresa fechada brasileira dentro de um processo de aquisição, passando pela estimativa e avaliação de sinergias dentro das razões para a aquisição. O caso se baseia em dados reais e proporciona aos estudantes uma visão integrativa de uma aplicação no mercado brasileiro dentro de um contexto real de negociação e seus fundamentos.
O objetivo deste caso é o entendimento e aplicação de conceitos de Avaliação de Empresas Fechadas (de capital fechado, sem ações negociadas em bolsas de valores) pelos alunos para a tomada de decisão de uma aquisição estratégica de um concorrente, na posição de assessores financeiros da empresa adquirente. Os conceitos discutidos são: (i) rentabilidade e fluxo de caixa, (ii) custo de capital, (iii) valor do acionista e (v) valor de sinergias e aquisição.
Os dados públicos foram coletados em sites públicos e/ou sistemas de informações e estão disponíveis nas Tabelas 2 e 3, junto a suas respectivas fontes. Os dados das Tabela 1 e informações no texto sobre as empresas envolvidas no caso foram adaptados pelo autor com base nas informações reais das empresas, porém sem a identificação das mesmas.
Este caso é aplicável em cursos de Avaliação de Empresas ou Finanças Corporativas, em nível de graduação, pós-graduação ou especialização. Sugere-se seu uso após os alunos terem os fundamentos de fluxo de caixa descontado e avaliação relativa, já que se trata de uma aplicação mais específica porém de um exemplo recorrente em mercados como o brasileiro.
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