Resumo

Título do Artigo

UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: APLICAÇÕES E PRÁTICAS NO CAMPO DAS ORGANIZAÇÕES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Redes Sociais
Revisão Sistemática

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Lucas dos Santos Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
2 - Daniel de Araújo Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DEPAD

Reumo

Desde a antiguidade o conhecimento possui um valor de gerar mudanças e impactos positivos para os indivíduos e para a sociedade, onde até os tempos atuais vem conduzindo revoluções e tornando o ambiente mais complexo inclusive para as organizações, independentemente de seu caráter e finalidade. A internet é um meio onde tais informações e conhecimentos fluem, em específico, as redes sociais virtuais compartilham de tal ambiente e também vem alterando o modus operandi das organizações.
A aplicação das redes sociais com vistas à gestão do conhecimento nas organizações ainda é um tema merecedor de investigações. Nesse contexto, o problema de pesquisa está fundamentado na dúvida acerca das aplicações e da utilidade que as diversas redes sociais virtuais possuem no meio organizacional no intuito de favorecer a gestão do conhecimento. Portanto, o presente trabalho objetiva realizar uma revisão sistemática da literatura para organizar e consolidar estudos que retratem a aplicação de redes sociais virtuais com intuído de promover a gestão do conhecimento.
Inicialmente, Beal (2004) distingue os conceitos de dado, informação e conhecimento até chegar propriamente na gestão do conhecimento descrita por Nonaka e Takeuchi (1997) e Davenport e Prusak (1999), principais autores utilizados nesse artigo. Sobre as redes sociais, o trabalho de pesquisa está baseado nos conceitos de Tavares e Paes de Paula (2013) e Rheingold (1996).
Trata-se de uma investigação exploratória e descritiva realizada através de um estudo bibliográfico apoiado de técnicas estatísticas, dentre elas: estatística descritiva com uso de percentuais e distribuição de frequências, além de estatística inferencial e cálculo de probabilidade. O principal método guia de toda pesquisa foi a Revisão Sistemática da Literatura de acordo com os preceitos de Kitchenham e Charters (2007). No total, foram levantados 132 artigos através dos parâmetros de pesquisa e, a partir de leitura mais aprofundada, chegou-se ao total de 28 artigos estudados na íntegra.
Há pouca representação das pesquisas de práticas de gestão do conhecimento na literatura de redes sociais virtuais. A maioria das pesquisas utiliza a rede social virtual Facebook como objeto de estudo e há concentração de artigos publicados nas seguintes áreas de avaliação da Capes: Interdisciplinar e Letras e Linguística, ainda assim, há um aumento considerável na quantidade de publicações da área pesquisada e o alto nível de impacto dos periódicos em que os trabalhos estão sendo publicados, com utilização majoritária de pesquisas qualitativas em detrimento de abordagens quantitativas.
Conclui-se que existe um grande campo aberto de publicações na área cruzada entre gestão do conhecimento e redes sociais virtuais, afinal, novos métodos de compartilhamento e socialização do conhecimento surgem frequentemente e os processos de virtualização do cotidiano são um exemplo disso. Com base nos resultados demonstrados na pesquisa, a área de gestão tem muito mais espaço de atuação na internet a ser aproveitado, onde outras áreas já estão envolvidas e atuando fortemente, como visto em enfermagem e em estudos de linguística.
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Lawrence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE. School of Computer Science ans Mathematics, Keele University, 2007.