Resumo

Título do Artigo

A CRISE ECONÔMICA E O CONSUMO: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE DIFERENTES CLASSES SOCIAIS
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Palavras Chave

Comportamento do Consumidor
Recessão Econômica
Consumo

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Alexandra Bastos Cerqueira Vieira
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Afonso Pena
2 - José Marcos Carvalho de Mesquita
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - PDMA/FACE

Reumo

Em períodos de crise econômica, os padrões de comportamento no ato da compra tendem a se modificar em relação a períodos de prosperidade. Pode-se perceber que as pessoas não conseguem manter o mesmo comportamento de compra em momentos de crise econômica e em momentos de estabilidade ou crescimento. Em tempos de crise, os consumidores tendem a modificar o seu comportamento de compra, em consequência das implicações financeiras que chegam concomitantemente com a instabilidade econômica. A maioria dos consumidores tem de reconsiderar os seus hábitos de consumo e realocar o seu orçamento.
Diante do contexto apresentado, deriva-se a questão que norteia a pesquisa: quais alterações ocorrem no comportamento de compra em períodos de recessão econômica? Portanto, com o presente estudo objetivou-se analisar quais alterações ocorrem no comportamento de compra do consumidor final, em um período de crise econômica, e quais são os aspectos causadores dessas modificações.
O processo de compra do consumidor envolve várias fases e é influenciado por diversos fatores internos ou externos. Para Pinheiro e Gullo (2011), o comportamento do consumidor é influenciado por quatro fatores principais: culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Marino e Sampaio (2013) afirmam que vários fatores entram em cena para motivarem a compra de um consumidor. Primeiramente, é preciso o reconhecimento da necessidade, depois a busca por informações, a avaliação de alternativas, a decisão de compra e o comportamento pós-compra, que serão determinantes para o desfecho da história.
Os dados foram coletados por meio de um survey, realizado com 198 indivíduos na cidade de Belo Horizonte, que responderam ao questionário contendo 43 variáveis, sendo 10 variáveis de caracterização da amostra e 33 variáveis relacionadas aos seis constructos (Motivação, Percepção, Aprendizagem, Crenças e Atitudes, Estilo de Vida, Comportamento de Compra). A fim de avaliar a relação entre os constructos, foi utilizado o modelo de equações estruturais utilizando a abordagem Partial Least Square (PLS).
Houve influência significativa e positiva da motivação, da percepção e do estilo de vida sobre o comportamento de compra, e não houve da aprendizagem. Houve significância do efeito moderador da classe social sobre a relação das crenças e atitudes com o comportamento de compra, sendo esse efeito moderador positivo. Dessa maneira, quanto mais alta a classe social, maior será a influência das crenças e atitudes sobre o comportamento de compra. As variáveis exógenas foram capazes de explicar 74,30% do Comportamento de Compra.
Relacionado ao comportamento de compra verifica que os respondentes alteram a periodicidade, levam mais em consideração o preço quando compram, diminuem o consumo de alguns produtos, substituem o consumo de um produto por outro mais barato e reorganizam o orçamento quando passam por um período de crise econômica. Em suma, eles consideram que a crise influência o seu consumo. Conforme abordado no referencial teórico, comprovou-se que quanto maior a motivação, a percepção, as crenças e atitudes, maior será a influência significativa e positiva nas alterações do comportamento de compra.
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