Resumo

Título do Artigo

A CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS COMO MÉTODO PARA PESQUISAS EM CONTEXTO DIGITAL: O USO DE DIGITAL INFLUENCERS EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cartografia das Controvérsias.
Digital Influencers
Método de Pesquisa para Internet.

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Ana Patrícia Santana dos Santos
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

Reumo

Nascida no âmbito dos Estudos de Ciência e Tecnologia, a Cartografia das Controvérsias, método presente na Teoria ator-rede, vem despertando interesse crescente como uma alternativa para desenvolver pesquisas em contexto digital.
A intensa participação das tecnologias digitais nas mais diversas atividades humanas do contemporâneo tem produzido uma complexidade social e comunicativa que desafia a pesquisa na buscar por teorias e métodos capazes de dar conta das especificidades dos fenômenos imersos neste contexto. Diante deste cenário, a cartografia das controvérsias tem demonstrado ser um método produtivo para o estudo de tais fenômenos. Este trabalho busca demonstrar as contribuições das perspectivas presentes na cartografia das controvérsias (CC) para a pesquisa em ambiência digital.
No primeiro momento, é realizada uma breve abordagem teórica dos principais conceitos, princípios e instrumentos que compõem o método. No segundo momento, será realizada a aplicação do método para análise da controvérsia ocorrida no Brasil em fevereiro de 2017, quando o governo federal contratou influenciadores digitais (youtubers) para produzirem peças publicitárias sobre a reforma do ensino médio.
Apesquisa fundamentou-se nos seguintes dispositivos e instâncias de observação: a.Coleta de documentos e registros da controvérsia na web, englobando plataformas online de veículos de mídia e órgãos reguladores, sites oficiais, páginas dos youtubers no facebook e canais dos youtubers; b.Análise de conteúdo das postagens, vídeos e reportagens coletados e armazenados em uma plataforma de gerenciamento de conteúdo WordPress; c.Construção de um glossário a partir da investigação da literatura especializada. d.Utilização das ferramentas disponíveis na web: Timetoast Timeline, GoConqre,Google Trends
A aplicação de alguns instrumentos de observação e descrição oferecidos pelo método se mostrou eficiente para a análise do fenômeno, permitindo pensá-lo a partir de perspectivas não unitárias, bem como da adoção de perspectivas diversas e de uma multiplicidade de relações, características da complexidade presente no contexto digital. No estudo das tensões, foi identificado por trás das controvérsias geradas, três importantes vetores: ética, transparência e regulação da publicidade nas redes sociais digitais.
O método da cartografia das controvérsias demonstrou ser um modo fértil para pesquisar fenômenos complexos. Seus instrumentos, princípios e orientações são conciliáveis com os recursos digitais, potencializando o difícil exercício de orquestrar as tarefas de realizar observações complexas e produzir representações simplificadas.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução de: Roneide Venancio Majer. 6ª. São Paulo: Ed.Paz e Terra, 1999. FRAGOSO, S; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina 2011. LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador/Ba VENTURINI, T. 2012. Building on faults: how to represent controversies with digital methods. Public Understanding of Science, n. 21, pp. 796-812, 2012. Disponível em: http://www.medialad.sciences-po.fr/publication/Venturini-Building_on_Faults.pdf. Acesso em 15 jun. 2017. _