Resumo

Título do Artigo

Coprodução de Serviços Educacionais: análise da produção científica nacional e internacional no período de 2006 a 2016
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Palavras Chave

Coprodução
Serviços educacionais
Participação

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - OLÍVIA DIAS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA/FACE/UnB
2 - Adalmir de Oliveira Gomes
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA

Reumo

participação voluntária dos usuários na produção dos serviços públicos, compartilhando responsabilidades e poder com os agentes públicos e contribuindo para a otimização dos processos, é conhecida como coprodução (Ostrom, 1978; Brudney & England, 1983; Salm & Menegasso, 2010). Os serviços de educação estão entre os mais importantes para a sociedade. Esses serviços são naturalmente ofertados de maneira coproduzida, devido ao fato de que o consumo e a produção ocorrem ao mesmo tempo e no mesmo lugar, isto é, com contato direto entre o utilizador e o prestador do serviço (Osborne & Strokosch, 201
Para avançar no conhecimento a respeito do conceito de ‘coprodução de serviços de educação’ no contexto nacional, é fundamental acompanhar o conhecimento desse tema em outros países, em outras administrações públicas. Para tanto, o presente estudo busca mapear a literatura nacional e internacional a respeito do tema. Foram revisados estudos publicados no período de 2006 a 2016. Antes de apresentar os resultados da revisão, na seção seguinte é apresentada uma breve discussão a respeito da teoria que envolve o conceito estudado.
Coprodução trata-se de uma estratégia em que os serviços são produzidos através do compartilhamento de responsabilidades e poderes entre os agentes públicos, agentes privados e cidadãos (Salm & Menegasso, 2010). É algo inerente para a prestação de um serviço público que precisa ser projetado, a fim de alcançar os resultados desejados por seus stakeholders (Osborne & Strokosch, 2013). Considerando que o usuário tem função essencial na produção dos serviços públicos educacionais, não sendo esta participação desempenhada de forma adequada, poderá gerar resultados diversos, uma vez que há uma gran
A análise dos textos envolveu três critérios centrais, com base em variáveis demográficas, variáveis metodológicas e variáveis teóricas. As variáveis demográficas foram as seguintes: anos de publicação, nacionalidade do periódico, escopo do estudo e esfera de aplicação. As variáveis metodológicas foram as seguintes: natureza da pesquisa, delineamento, natureza dos dados, método, recorte temporal e amostragem. E as variáveis teóricas foram as seguintes: tipos de coprodução, modos de coprodução, modelos de coprodução e etapas de ensino.
Os resultados demonstraram a predominância de estudos internacionais, destacando a necessidade de estudos nacionais. Analisando os aspectos metodológicos, observa a predominância de estudos de caso e pesquisas de abordagem qualitativa, com 70% dos estudos. Na análise inferencial dos dados, considerando o nível de significância de 5% ou p<0,05, foram encontradas associações entre as variáveis teóricas com demográficas e metodológicas, com destaque da variável nacionalidade e esfera de aplicação, com valor de significância de 0,001.
Os resultados demonstraram carência de publicações relacionadas a temática coprodução de serviços educacionais, pois, dos trabalhos encontrados, apenas doze foram classificados com esse tema. Os demais abordavam a coprodução de serviços educacionais, adotando outras temáticas. A principal limitação da pesquisa está relacionada à possibilidade de generalização dos resultados, uma vez que os artigos analisados foram encontrados em bases específicas, definidas pela pesquisadora.
Brudney, J. L., & England, R. E. (1983). Toward a definition of the coproduction concept. Public Administration Review, 43(1), 59-65. Osborne, S. P., & Strokosch, K. (2013). It takes two to tango? Understanding the Co-production of public services by integrating thee services management and Public Administration Perspectives. British Journal of Management, 24(S1), S31-S47. Ostrom, E., Parks, R. B., Whitaker, G. P., & Percy, S. L. (1978). The public service production process: a framework for analyzing police services. Policy Studies Journal, 7(s1), 381. Ostrom, E. (1980). Citizen Participation