Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DE PROCESSOS NO RAMO ÓPTICO: UM ESTUDO DE CASO EM UM LABORATÓRIO DE LENTES DO OESTE DE SANTA CATARINA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Processos e Produção
Redução de Perdas
Melhoria de Processo Produtivo

Área

Operações

Tema

Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

Autores

Nome
1 - Jaqueline Seguenka Southier
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó - SC
2 - Cleunice Zanella
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó

Reumo

O mercado empresarial está tornando-se cada vez mais competitivo, e os consumidores mais seletivos e exigentes. Por essa razão, é necessário encontrar maneiras de gerir os recursos disponíveis da melhor forma possível, a fim de aperfeiçoar produtos e serviços visando um diferencial que possa destacar-se. Nesse sentido, desenvolveu-se esse estudo, baseado na gestão de processos e na redução de perdas, buscando propor melhorias para aprimorar o processo produtivo da linha de lentes Ig Soft®, de um laboratório localizado no oeste do estado de Santa Catarina.
Para nortear este estudo, o problema de pesquisa foi o seguinte: como melhorar o processo produtivo da linha de lentes Ig Soft®? Seu objetivo principal foi elaborar propostas de melhorias para o processo produtivo da linha de lentes Ig Soft® de um laboratório óptico do oeste de Santa Catarina. Para atender esse objetivo, foi necessário realizar o diagnóstico da situação atual do processo produtivo da linha Ig Soft® e identificar e medir perdas no processo produtivo da linha Ig Soft®.
A gestão ou administração da produção está diretamente relacionada às atividades de gerenciamento estratégico dos recursos que determinada empresa possui, por meio do planejamento, direção e controle dos processos que transformam insumos em bens e serviços, buscando sempre atender as necessidades e os desejos de qualidade e custo dos clientes internos e externos, além de conciliar o uso dos recursos com as necessidades da empresa (CORRÊA, CORRÊA, 2012; KRAJEWSKI, RITZMAN, MALHOTRA, 2009).
Esta pesquisa refere-se a um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado a partir de um enfoque exploratório e descritivo, visto que pesquisa tem como objetivo compreender a realidade, em profundidade, do processo produtivo da empresa. Para a coleta de dados, foram utilizadas informações provenientes de fontes primárias, coletadas a partir de entrevistas não estruturadas com os gestores envolvidos no processo, questionários aplicados para os funcionários da empresa, pesquisa documental realizada em relatórios de produção e pedidos de vendas da empresa, além da observação.
Na análise dos resultados as atividades desenvolvidas foram: diagnóstico do processo atual; identificação e mensuração das perdas do processo produtivo, e; identificação e proposição de melhorias. Através desta atividades foi possível observar quais são os pontos críticos do processo produtivo de lentes Ig Soft®, além de verificar perdas em vários setores do processo, perdas por espera e por produto defeituoso, por exemplo. Assim, como principais resultados, destacam-se: o mapeamento do processo produtivo, a identificação e mensuração das perdas e a proposição de melhorias para o processo.
A necessidade de gerar vantagens competitivas e a inovação de um processo produtivo, influenciaram a decisão de abordar, como tema deste estudo, a gestão de processos. O objetivo geral deste estudo, a proposta de melhorias, foi desenvolvido pensando nas necessidades da empresa e como essas melhorias poderiam contribuir para diminuição de inconformidades e desperdícios de seu processo produtivo. Assim a partir deste estudo pode-se perceber a importância da gestão de processos no âmbito empresarial e de produção. E através de medidas simples pode-se encontrar meios de melhorar muitas situações.
CORRÊA, Henrique Luiz; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 680 p. ISBN 9788522469185 (enc.). BALLESTERO-ALVAREZ, María Esmeralda. Gestão de qualidade, produção e operações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. KRAJEWSKI, Lee J; RITZMAN, Larry P; MALHOTRA, Manoj K. Administração de produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, c2009. SHINGO, Shigeo. O sistema Toyota de produção: do ponto de vista da engenharia de produção. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1996.