Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS DETERMINANTES DE BILHETERIA DO CINEMA BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2010 A 2015
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Palavras Chave

cinema
bilheteria
determinantes

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - ALESSANDRA CAROLINE LOVISETTO TRENTIN
ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO (EESP) - São Paulo - Bela Vista
2 - Ricardo Ratner Rochman
ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO (EESP) - EESP

Reumo

A indústria cinematográfica é um importante componente da economia mundial. Bilheterias mundiais de todos os 718 filmes lançados em 2016 somaram US$38.6bi, segundo dados da MPAA Theatrical Market Statistics, sendo cerca de US$700mi somente no Brasil. Apesar dos números grandiosos, produzir um filme é um negócio extremamente arriscado e custoso, principalmente porque não se sabe, com exatidão, o quanto o longa produzido irá render ao estúdio.
O tamanho do mercado cinematográfico aliado as mudanças que ele vem enfrentado ao longo dos últimos anos reitera a importância de um melhor entendimento do que leva os espectadores ao cinema. A pergunta a ser respondida por esse estudo, portanto, é: Quais são os fatores que determinaram as bilheterias dos filmes brasileiros no período de 2010 a 2015?
O estudo pioneiro da determinação da bilheteria dos filmes foi de Litman, 1983, que analisou o mercado de cinema norte-americano. As variáveis dependentes usadas por Litman foram gênero, classificação etária, presença de um superstar no elenco e orçamento do filme, fatores que ele chamou de “creative sphere”. Na “scheduling sphere” Litman incluiu o tamanho da distribuidora (major ou independent), e a data de lançamento do filme.
A amostra usada consiste em 333 filmes lançados no período de 2010-2015, e o método utilizado foi a regressão linear, a partir da análise microeconômica do mercado envolvendo bens culturais.
Resultados da análise mostraram que variáveis como a produtora do filme e o fato do mesmo ser dos gêneros de comédia e biografia têm efeitos positivos na bilheteria dos filmes. Além disso, a quantidade de recursos captada pelo filme via mecanismos governamentais de incentivo, o mês de lançamento, a presença de atores reconhecidos e o fato de o filme ser uma sequência também são fatores determinantes de bilheteria.
Concluiu-se que os gêneros de comédia e biografia estão associados a bilheterias mais altas, além do fato do filme ser uma sequência, ter a presença de um ator reconhecido ou ter sido produzido por uma das maiores produtoras do Brasil. Além disso, o tamanho do circuito e o valor captado também tem efeito positivo e significativo na bilheteria, além da estreia nos meses de julho e abril.
LITMAN, B. R. Predicting Success of Theatrical Movies: An Empirical Study. Journal of Popular Culture, 16 (spring), p.159-175, 1983. LITMAN, B. R. & H. AHN. Predicting Financial Success of Motion Pictures.In B.R. Litman, The Motion Picture Mega-Industry, Allyn & Bacon Publishing, Inc.: Boston, MA, 1998. TERRY, M., BUTLER, M., DE’ARMOND, D. The determinants of Domestic Box Office Perfonrmance In the Motion Picture Industry. Southwestern Economic Review, 32 (1), p.137-48, 2005.