Resumo

Título do Artigo

Proposições para análise da criação de valor em redes: um ensaio à luz da Visão Relacional
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Palavras Chave

Redes
Criação de Valor
Visão Relacional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens Relacionais às Organizações

Autores

Nome
1 - Ana Cláudia Azevedo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

As fronteiras organizacionais tradicionais, sobretudo aquelas que delimitam o escopo para avaliação da vantagem competitiva das empresas, vem se deslocando gradativamente de uma unidade de análise singular, como é o caso das firmas individuais, para uma perspectiva mais coletiva e integrada como as alianças e redes interorganizacionais. Conforme pontuam os estudos suportados pela literatura de redes, a criação de valor está cada vez mais ligada à rede de relações em que uma empresa está inserida, ampliando o nível de análise do individual para o coletivo.
Definições operacionais precisas envolvendo a delimitação do fenômeno de criação de valor em redes são raras, assim como são escassos os instrumentos direcionados a dimensionar esse valor (Rai, 2016). A Visão relacional mostra-se uma abordagem útil a esta lacuna, no entanto, embora seja altamente citada esta abordagem raramente é aplicada (Weber, Bauke & Raibulet, 2016). O objetivo desse ensaio é aprofundar a discussão sobre a Visão Relacional e seus desdobramentos enquanto lente teórica passível de ser adotada para analisar o fenômeno de criação de valor em redes interorganizacionais.
No âmbito da revisão de literatura foram encontradas inicialmente algumas propostas de modelos conceituais voltados para análise da criação de valor em redes, dentre as quais destaca-se o trabalho seminal de Dyer & Singh (1998) e sua proposta de Visão Relacional. A visão relacional introduzida pelos autores é uma teoria interorganizacional eminente e altamente citada que tenta explicar a vantagem competitiva focalizando especificamente redes e alianças interorganizacionais como unidade de análise (Weber, Bauke & Raibulet, 2016).
Utilizou-se a abordagem de ensaio teórico para discutir com base na literatura revisada argumentos concernentes a utilização da Visão relacional (Dyer & Singh, 1998) como lente teórica para análise da criação de valor em redes interorganizacioanais.
Nesse ensaio assume-se a premissa conceitual que “a criação de valor em redes refere-se à configuração de recursos e atividades de um conjunto de organizações parceiras para alcançar resultados competitivos mútuos”. Após a revisão da literatura e análise dos estudos encontrados que apresentaram modelos conceituais direta e indiretamente derivados da abordagem da visão relacional, foram apresentadas sob a devida fundamentação teórica algumas proposições acerca da criação de valor em redes.
A partir das fontes de vantagem competitiva propostas por Dyer & Singh (1998) e a partir dos complementos conceituais que Visão Relacional recebeu desde a sua publicação, definiu-se um novo conjunto de proposições para explicar o fenômeno da criação de valor em redes. Ao lançar luz sobre essa argumentação contribui-se com o desenvolvimento da literatura sobre criação de valor em redes, revisando o debate dos principais conceitos e significados da abordagem da Visão Relacional na compreensão de como os ganhos competitivos das redes convertem-se em vantagem competitiva interorganizacional.
Dyer, J. H., & Singh, H. (1998). The relational view: Cooperative strategy and sources of interorganizational competitive advantage. Academy of Management Review, 23(4), 660-679. Lavie, D. (2006). The competitive advantage of interconnected firms: An extension of the resource-based view. Academy of Management Review, 31(3), 638-658. Weber, C., Raibulet, V., & Bauke, B. (2016). The process of relational rent generation in corporate venture capital investments. International Journal of Entrepreneurial Venturing, 8(1), 62-83.