Resumo

Título do Artigo

Transformação de Marca em Produto: O Caso Avanti da Sociedade Esportiva Palmeiras

Palavras Chave

Marcas
Futebol
Sócio Torcedor

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Frank Borges Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Uberlândia
2 - Vérica Marconi Freitas de Paula
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - VERONICA ANGELICA FREITAS DE PAULA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

O caso apresenta a reformulação do AVANTI, programa de Sócio Torcedor do Palmeiras, um dos principais clubes de futebol brasileiro, fundado em São Paulo em 1914. O clube possui uma marca consolidada, conhecida nacional e internacionalmente. Com grandes dificuldades financeiras em 2013 e disputando a série B do Campeonato Brasileiro, o presidente do clube, em início de mandato, reformulou o programa de sócio torcedor e, após as mudanças, o AVANTI obteve grande sucesso, chegando a 2017 com 122.778 sócios torcedores e o primeiro lugar no ranking brasileiro (HISTÓRICO FUTEBOL MELHOR, 2017).
Este caso pode ser utilizado em disciplinas que abordam conceitos de Marketing. Após a discussão e apresentação teórica de conceitos de marketing como estratégia de marketing, segmentação, posicionamento, decisões de composto mercadológico e gestão de marcas, o caso pode ser utilizado para demonstrar a combinação dessas decisões de marketing ou mesmo para reforçar o aprendizado. O caso pode ser apresentado em grupos de três alunos que podem discutir o tema, o problema e propor soluções, e em conjunto analisar as questões propostas.
Os dados utilizados para a elaboração deste caso foram obtidos em fontes secundarias, em especial sites especializados e dados divulgados pela própria organização estudada. Após a coleta nestes documentos, os dados foram analisados, estruturados e comparados, a fim de se construir o caso apresentado.
O caso é destinado a alunos de graduação em cursos de Gestão e áreas afins. Pode ser trabalhado em disciplinas de Marketing, como Fundamentos e Gestão de Marketing; Estratégia Mercadológica; Administração de Marketing; Administração Mercadológica; Estratégia de Marketing; Gestão de marcas; Composto mercadológico e Tópicos Especiais de Marketing.
AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996. CHURCHILL Jr, G. A.; PETER, J.P. Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005. KAPFERER, J-N. A Gestão de Marcas: capital de empresa. 2.ed. Mem Martins: Edições CETOP, 2000. 248p. KELLER, K. L. Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity. 2.ed. Upper Saddle River: Pearson Education International, 2003. KOTLER. P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9.ed.São Paulo: Prentice Hall, 2003. URDAN, F.T., URDAN, A. T. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006