Resumo

Título do Artigo

Processo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Administração: lições a partir da análise de Discursos Pedagógicos
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Palavras Chave

Processo de Ensino-Aprendizagem
Linguagem Fílmica
Estudos Observacionais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Nildes Raimunda Pitombo Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco
2 - Augusto Takerissa Nishimura
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Escola de Negócios

Reumo

A linguagem fílmica leva em consideração a aproximação dos filmes com a realidade, a influência que os docentes exercem na preparação dos discentes para o mundo do trabalho e a lógica de adequação de comportamentos em contextos normativos. Riascos & Llanos (2012) argumentaram que o sistema educacional é o espaço de formação dos futuros trabalhadores, um contexto que permite aquisição e potencialização de habilidades úteis ao futuro desses discentes.
A questão norteadora nesta pesquisa foi: Como a investigação do discurso pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem pode contribuir para a revitalização da cientificidade da linguagem fílmica no campo da Administração? Os 32 filmes foram escolhidos com base na temática, nos quais puderam ser observados, analisados e discutidos os discursos pedagógicos, a aprendizagem e sua facilitação. Para auxiliar na resposta a essa questão o objetivo principal foi assim delineado: Investigar o discurso pedagógico, a aprendizagem e a facilitação da aprendizagem apresentados em trinta e dois filmes.
O discurso pedagógico visto em Orlandi (2011), aqui tomado como uma das proposições teóricas-chave, alinha-se ao contexto desta pesquisa e à afirmação feita por Blasco (2006, p. 23-24) de que “é possível incorporar um conhecimento técnico ou mesmo treinar uma habilidade sem refletir sobre ela; mas é impossível adquirir valores, progredir em virtudes, incorporar atitudes, sem uma prévia reflexão”. Sob essa perspectiva, foram inseridos os princípios de aprendizagem e os princípios da facilitação da aprendizagem, defendidos por Rogers (1977), como a outra parte das proposições teóricas-chave.
Nesta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, principalmente por ajudar a compreender o fenômeno estudado, com base em Moreira (2004) e Tiviños (2013). A abordagem quantitativa foi utilizada para validar as variáveis relacionadas aos discursos pedagógicos dos protagonistas dos filmes, especificamente a análise fatorial exploratória, com base em Hair Jr, Black, Babin, Anderson e Tatham (2009). Em seguida aplicou-se a análise de cluster, com vistas à segmentação de observações em diferentes grupos. Para todas as análises, foi utilizado o software IBM SPSS Statistcs 24®.
Inicialmente foram apresentados os dados sobre o discurso pedagógico de cada filme; posteriormente, os resultados da análise fatorial exploratória, referentes aos (a) Protagonistas do discurso pedagógico, (b) Princípios de Aprendizagem e (c) Princípios da Facilitação da Aprendizagem. Para a realização dos agrupamentos dos filmes, foram utilizadas quatro variáveis, que correspondem aos fatores validados nessa análise: Fator 1 “Elementos de Construção”; Fator 2 “Elementos de Desconstrução”; Fator 3 “Princípios de Aprendizagem”; Fator 4 “Princípios da Facilitação de Aprendizagem”.
Os resultados discutidos indicam que os estudos observacionais em análise fílmica podem permitir fazer avançar o conhecimento sobre questões vinculadas à contribuição para se criar um contexto de revitalização no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa no campo da Administração no Brasil. A revitalização da cientificidade da linguagem fílmica nesse campo também ficou indicada nesses resultados. Com essas possibilidades, pode vir a se tornar mais explícito o porquê ensinar e aprender devem ser fonte de inspiração e motivação tanto para discentes quanto para docentes.
Blasco, G. P. (2006). Educação da afetividade através do cinema. Curitiba: IEF – Instituto de Ensino e Fomento. Flick, U., Kardorff, E. Von & Steinke, I. (2004). A companion to qualitative research. California: Sage Publications Inc. Ipiranga, A. S. R. (2005). A narração fílmica como instrumento da ação formativa: um enfoque semiótico. Revista Organizações & Sociedade - O&S, 12(32), 142-164. Salvador. Orlandi, E. P. (2011). A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes Editores. Rogers, C. R. (1977). Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros