Resumo

Título do Artigo

CONSUMO DE ALIMENTOS POR MÍDIAS DIGITAIS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
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Palavras Chave

Alimentação Fora do Lar
Mídias Digitais
E-marketing

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Lucas Notini Lobato Bicalho
-
2 - Eduardo Fráguas Adell
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Richard Hernani Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Andre Luiz Zambalde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciência da Computação

Reumo

A alimentação vem se transformando ao longo da história. Cada influência, seja por imposição ou pelo compartilhar de experiência, vem contribuindo para formatar o que temos como hábitos alimentares atualmente. Muitas são as influências que direcionam a algumas tendências na alimentação mundial. A globalização vem interferindo em diversos segmentos da economia, dentre eles os mercados alimentares, que vêm passando por mudanças significativas. Muito mais do que apenas ingerir alimentos, segundo Poulain (2004), o ato de se alimentar é constituído de acordo com regras impostas pela sociedade.
O problema desta pesquisa é: “como estudantes do ensino superior consomem alimentos por meio de ferramentas como as mídias digitais?”. Objetivou-se, portanto, nesta pesquisa, identificar o comportamento consumidor de jovens quanto a alimentação fora do lar e aos canais utilizados para efetuar os pedidos. Os dados coletados foram na cidade de Lavras, cidade o estado de Minas Gerais.
O consumidor brasileiro tem gasto cada vez mais com a alimentação fora do lar. Vários fatores influenciam este fato, sendo eles pessoais ou interpessoais. Este consumo influencia no orçamento familiar (ABRASEL, 2010). Ainda no cenário do Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação - ABIA (2010), 25% da renda do brasileiro é destinada às refeições formais, sendo 36% para lanches e sanduíches e 23% para bebidas, e no que se refere à alimentação fora do lar, esse setor engloba 2 milhões de estabelecimentos e emprega 6 milhões de pessoas.
Foram entrevistados 152 estudantes de ensino superior da cidade de Lavras - MG em diferentes níveis de ensino e em diferentes instituições de ensino (público e privado). Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado aplicado via survey. Os dados coletados foram analisados por meio do software estatístico SPSS.
Descobriu-se ao aplicar diferentes técnicas estatísticas, diferentes perfis de consumidores universitários. Desta forma, foram propostos três perfis de consumidor, sendo eles: “Consumidores Pragmáticos”; “Consumidores Modernos e Práticos” e “Jovens Estudantes que Preferem Comer Fora de Casa”
As análises das respostas dos entrevistados nos permitiram observar de forma isolada três grupos de consumidores, os quais apresentaram perfis discriminados por sua priorização quanto a atributos como a praticidade, qualidade e procedência dos produtos alimentícios fora do lar. As técnicas estatísticas utilizadas possibilitaram, portanto, admitir que os indivíduos que habitam os diferentes clusters aqui mencionados levam em conta diferentes atributos ao se alimentarem fora do lar, utilizando-se mais ou menos das mídias digitais para consumir alimentos.
ABRASEL. Comer fora de casa vira hábito, 26 mar 2012. Disponível em: http://www.abrasel.com.br/index.php/noticias. Acesso 22 fev. 2017. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO. Relatório anual 2010. Disponível em: http;//www.calameo.com/read00018237769fab3f8cb09. Acesso em 11 mar. 2017.