Resumo

Título do Artigo

MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL: estudo fenomenográfico com agentes locais de inovação do SEBRAE/ES
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Palavras Chave

Desenvolvimento de competências
Concepções
Fenomenografia

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Rubens de Araujo Amaro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

Reumo

A fenomenografia é um método qualitativo de pesquisa com grande potencial para os estudos de aprendizagem e de competência nas organizações, ainda é pouco utilizado no país. Os estudos fenomegráficos mostram que as concepções que as pessoas possuem de seu trabalho dirigem o desenvolvimento das competências para realizá-lo. Mostram, também, que pessoas que possuem concepções mais profundas de trabalho o desempenham melhor. Pouco se sabe sobre o processo de mudança de uma concepção mais simples de trabalho para uma mais complexa. Este trabalho preenche esta lacuna.
O estudo apresenta o seguinte problema de pesquisa: como se dá a mudança de concepção de trabalho de agentes locais de inovação e quais os impactos dessa mudança para o desenvolvimento de competências desses agentes? O objetivo principal é analisar o processo de mudança de concepções de trabalho de um grupo de ALI - Agentes Locais de Inovação do SEBRAE/ES e sua influência no desenvolvimento de competências desses agentes.
Essa pesquisa adotou a abordagem de competência proposta por Sandberg (2000) e Sandberg e Targama (2007). Para esses autores, a competência profissional é constituída pela concepção que o indivíduo possui de seu trabalho. A concepção é um termo importado da fenomenografia e é conceituado como a maneira que um fenômeno pode ser experienciado (MARTON, 2000).O modelo de desenvolvimento de competências adotado é o de Sandberg e Dall’Alba (2006) e de Mann, Dall’Alba e Radcliffe (2007), cujo foco principal é a mudança de concepção e não a aprendizagem de atributos de competência.
Trata-se de uma pesquisa fenomenográfica, de abordagem qualitativa, cujo objetivo é mapear as formas qualitativamente diferentes que um fenômeno pode ser experienciado (MARTON, 2000). Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade. Os sujeitos de pesquisa foram os 13 participantes do programa ALI e a coordenadora do programa. Os dados foram analisados seguindo o protocolo sugerido por Sjӧstrӧm e Dahlgren (2002).
O estudo revelou duas concepções de trabalho entre os agentes: “ALI como consultor de vendas” e “ALI como consultor de empresas”. Foram identificados a “busca pelo atingimento de metas” e o “desejo de realizar um trabalho de qualidade” como gatilhos que promoveram a mudança da concepção dos agentes e conduziram ao desenvolvimento novas competências.
O estudo identificou, empiricamente, fatores que geraram a mudança de concepções de trabalho dos ALI, preenchendo, assim, uma lacuna teórica dos estudos fenomenográficos no campo da competência profissional. Os resultados apontam para a importância de as organizações focalizarem a mudança de concepções como estratégia para o desenvolvimento de competências, levando, assim, seus profissionais ao protagonismo e autonomia em sua aprendizagem.
MARTON, F. The structure of awareness. In: BOWDEN, J. A.; WALSH, E. Phenomenography. Melbourne: RMIT University Press, 2000. SANDBERG, J. Understanding human competence at work: a interpretative approach. Academy of Management Journal. February, 2000. SANDBERG, J.; DALL´ALBA, G. Reframing competence development at work. In: CASTLETON, G.; GERBER, R.; Pillay, H. (Org.) Improving Workplace Learning. New York, 2006. SANDBERG, J.; TARGAMA, A. Managing understand in organizations. London: Sage Publications, 2007.