Resumo

Título do Artigo

COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES MULTICULTURAIS – UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL ENTRE 2000 E 2016
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comunicação Intercultural
Equipes Multiculturais
Ambiente Multicultural

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Isabella Pimenta Rossi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - fagen
2 - Janaína Maria Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Atividades como liderar, motivar, negociar, tomar decisões, solucionar problemas, trocar informações e ideias dependem da capacidade de empregados e gestores oriundos de uma dada cultura de se comunicar de forma efetiva com fornecedores, clientes e colegas de trabalho de outras. O trabalho de equipes multiculturais ganha relevância nesse cenário, pois o processo comunicativo oferece desafios para qualquer ambiente de trabalho, inclusive os homogêneos, e quanto maior a diversidade cultural, mais complicado se torna a efetividade da comunicação e do trabalho em si (ADLER; GUNDERSEN, 2008).
Partiu-se da seguinte questão: quais são as contribuições acadêmicas sobre comunicação em ambientes multiculturais, feitas no período de 2000 a 20016, no Brasil? Para responder à esta pergunta, o objetivo da pesquisa foi: analisar e estruturar quais foram as contribuições acadêmicas sobre a comunicação em ambientes multiculturais no período de 2000 a 2016, no Brasil, por meio de uma revisão bibliográfica e, a partir disso, sugerir estudos futuros sobre o tema.
O processo de comunicação prevê a existência de remetentes, destinatários, mensagens e ruídos. Ruídos advém de aspectos físicos, ambientais, psicológicos e culturais que prejudicam o recebimento e o entendimento da mensagem. Os ruídos culturais dizem respeito aos problemas de diferenças culturais entre os indivíduos, incluindo disparidades de classe social, educacional, nacionalidade, descendência e idioma (CANALE, 1995). A influência da cultura no processo de comunicação é potencializada pela forma única com a qual cada cultura lida com problemáticas do dia a dia de trabalho (CASTILLO, 2012).
A pesquisa é caracterizada como de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Foram coletados, inicialmente, cinquenta e dois trabalhos acadêmicos, em sua maioria publicados nos portais de periódicos SPELL, Scielo e Google Scholar, com as palavras-chaves: comunicação intercultural, ambientes multiculturais de trabalho, ambiente organizacional multicultural, comunicação organizacional e interação multicultural. Não foi encontrado nenhum trabalho no site da Anpad. A triagem dos trabalhos se deu pela leitura do resumo, introdução e considerações finais, foram selecionados trinta trabalhos.
As principais contribuições levantadas na revisão bibliográfica são: Divisão temporal 1: Cultura: mutável e dinâmica Igualdade legal x Igualdade Social e Moral Imtercâmbio cultural: dominação econômica Percepção de referências em comum Divisão temporal 2: Comunicação interna – produtividade/lucratividade Vantagens e desvantagens de equipes multiculturais Traços necessários à funcionários e gestores Relevância da tecnologia e da globalização Divisão temporal 3 e 4 Pensamento Global Etnocentrismo Inteligência Cultural Interação intercultural: fluxos migratórios
Como resultados, foram apresentados e discutidas as contribuições dos estudos sobre comunicação intercultural no que tange aos desafios de comunicação em ambientes multiculturais dinâmicos, vantagens e desvantagens de equipes multiculturais de trabalho, as competências e os traços de personalidade mais indicados para a comunicação em ambiente multicultural, o fluxo de expatriação nas empresas multinacionais, a necessidade de estudos sobre organizações de menor porte e os problemas identificados nas bases educacionais, desafios no desenvolvimento de profissionais diante de diferentes culturas.
ADLER, N. J.; GUNDERSEN, L. International Dimensions of Organizational Behaviour. 5ª edição. Canada: South-Western Cenage Learning, 2008. CANALE, M. De la competencia comunicativa a la pedagogía comunicativa del lenguage. In: LLOBERA, Miquel. Competencia comunicativa: documentos básicos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Madrid: Edelsa, 1995, p. 63-81. REIS, G.G.; SARFATI, G; MENEGON, L. F. Gestão em Ambientes Multiculturais. São Paulo, Brasil: Editora Altas, 2012.