Resumo

Título do Artigo

OITO X OITO: uma revisão sistemática da literatura sobre os Fatores Críticos de Sucesso para implementação de ERP – enfatizando as organizações públicas.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fatores críticos de sucesso
Revisão sistemática
ERP

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Platini Gomes Fonseca
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Petrolina
2 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração
3 - Antonio Eduardo de Albuquerque Junior
Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ / Instituto Gonçalo Moniz - IGM - Instituto Gonçalo Moniz - IGM

Reumo

A pesquisa foi motivada pela necessidade de se revisar sistemicamente a literatura sobre FCS de implementações de ERPs, observando as distinções entre as publicações que abordam os setores públicos e privados – dando ênfase ao primeiro. Assim os seguintes aspectos foram analisados, tais como: a) quais são os FCS que os trabalhos tratam; (b) quem são os autores dos trabalhos sobre FCS de implementação de ERP; (c) quais são os indicadores de desempenho de gerenciamento dos FCS; (d) em quais tipos de organizações públicas as pesquisas foram realizadas; (e) quais as limitações e outros
O problema da pesquisa é: Qual a diferença entre produção científica sobre Fatores Críticos de Sucesso de Implementação de ERPs em organizações públicas com a produção desse tema em organizações privadas nos últimos oito anos? Em seguida, foi possível enfatizar aspectos dos trabalhos sobre Fatores Críticos de Sucesso de Implementação de ERPs em organizações públicas produzidos nesse período.
Os conceitos escolhidos para embasar a análise dessa investigação foi Implementação de ERP; ERP em Organizações Públicas e Fatores Críticos de Sucesso.
Essa revisão sistemática da literatura seguiu 6 (seis) etapas: identificação de banco de dados com alta relevância para pesquisadores do campo da Administração da Informação; escolha das palavras-chave; decisão de corte temporal; busca; escolha dos artigos e a análise dos artigos. Assim, a pesquisa foi realizada nos oito principais periódicos do campo de Sistema da Informação, segundo a Association for Information Systems (AIS), por um período de oito anos.
Para alcançar o primeiro objetivo, 30 artigos foram analisados – indicando, além de outros achados, que o setor privado tem tido mais atenção nos estudos sobre processos de implementação de ERP e seus fatores relevantes para o sucesso. Já na segunda análise, oito artigos passaram a ser debatidos, mostrando que há uma diversidade de fatores específicos do setor público que consideram a sua peculiaridade. Isso mostra a importância do contexto para mais estudos e práticas.
O trabalho além de comparar as publicações sobre FCS de implementação de ERP em organizações publicas e privadas, enfatiza aspectos que podem demonstrar lacunas teóricas a serem preenchidas. Ademais a metodologia utilizada para da revisão sistemática pode ser configurar como uma sugestão para próximas revisões que tenham como tema sistemas da informação. Resumidamente, um banco de dados relevante e um prazo seguro para contribuir com a construção do estado da arte: oito x oito.
Seguem algumas: BERENTE, N; GAL, U; YOO, Y, 2010; SCHLICHTER, B. R; ROSE, J, 2012; Zhen Shao; Yuqiang Feng; Qing Hu, 2015; Gholamhosein Nikookar; Sayed Yahya Safavi; Amin Hakim; Ata Homayoun, 2010; Amin Amid; Morteza oalagh; Ahad Zare Ravasan, 2012; Linying Dong; Derrick Neufeld; Chris Higgins, 2009; Neil F Doherty; Colin Ashurst; Joe Peppard, 2012; Darshana Sedera; Guy G. Gable, 2010.