Resumo

Título do Artigo

O Trabalho e seu Significado de Reinclusão para o Morador de Rua
Abrir Arquivo

Palavras Chave

População em situação de rua
Análise de Discurso
Trabalho

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Renata Oliveira Pires de Souza
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Esalq

Reumo

A população em situação de rua é um fenômeno urbano que está em crescente expansão isso é consequência do sistema capitalista que dita as leis, logo, o individuo desprovido de dinheiro não se enquadra na sociedade. No Brasil estima-se segundo Natalino (2016) que existam 101.854 mil pessoas em situação de rua
O Problema de Pesquisa do presente artigo é: Os moradores de rua entendem o trabalho como um meio para a reinclusão na sociedade? O presente artigo tem como objetivo principal compreender a percepção do indivíduo em situação de rua sobre o trabalho como meio de reinclusão.
A cidade segundo Lefebvre (2011) produz a segregação, neste contexto surge o morador de rua. Na literatura elucida três abordagens sendo a de diferença, abordagem liberal e a abordagem de cuidados. Kostiainen (2015) identifica os caminhos que levam o indivíduo a se encontrar em uma situação de rua, observando quatro processos: os estruturais economicos, os institucionais, de relação e finalmente o sociais. Quando em situação de rua, o trabalho possui um caráter de sobrevivência e também de constituição de identidade (BAPTISTA, 2002).
A presente pesquisa se caracteriza como qualitativa, com uma abordagem construtivista. Oito entrevistas foram analisadas, das quais sete foram cedidas por ex-moradores de rua. Foi realizada uma análise de discurso onde foram consideradas três seções para a realização da análise: situação de rua, o trabalho como meio de sobrevivência na rua, e o trabalho como meio de reinserção na sociedade.
Diante da análise de discurso que foi realizada na presente pesquisa, é possível observar como esse indivíduo acabou por se situar em um contexto de rua e também pode-se observar quais os significados que o trabalho tem para este indivíduo. Em relação a como este indivíduo acabou em situação de rua, levantou-se os indícios que os maiores preditores desta situação era o vício e problemas familiares. O fator trabalho possuí grande importância para o morador de rua.
Percebe-se que estes individuos reconhecem o trabalho como embuído de valor, e demonstraram entender o trabalho como um intermediário para a consquista de uma vida melhor. Ressalta-se então que o trabalho é meio importante para a reinclusão na sociedade do indivíduo que se encontra em situação de rua. Cabe ressaltar que o presente estudo se baseou em um contexto específico e portanto não pretende realizar a generalização dos resultados.
BAPTISTA, M. T. Identidade profissional: questões atuais. In: DUNKER, C. I. L.; PASSOS, M. C. (Orgs.). Uma psicologia que se interroga: ensaios. São Paulo: Edicon, 2002. p. 145-154. KOSTIAINEN, Eeva. Pathways through Homelessness in Helsinki. European Journal of Homelessness _ Volume 9, No. 2, December 2015 LEFEBVRE, Henri. o direito à cidade. 5. ed. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro Editora, 2011. NATALINO, Antonio Carvalho. Estimativa Da População Em Situação De Rua No Brasil. IPEA. Março, 2016