Resumo

Título do Artigo

Estratégia em Rede: Uma análise entre a Relação das Estratégias Coletivas e as Estratégias Individuais dos Atores de uma Rede de Autopeças
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Palavras Chave

Estratégia como Prática Social
Estrategizar em Rede
Alinhamento Estratégico

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - ALCINEIDE AGUIAR PIMENTA
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - ITAJAÍ
2 - FRANCISCA JULIANA MIRANDA LINHARES
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO (FLF) - Sobral
3 - Nargila Vidal Loiola
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
4 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu

Reumo

Em meio ao dinamismo e complexidade do mundo contemporâneo, organizar-se em rede pode ser uma alternativa viável para o fortalecimento das empresas atuais. Pequenas ou grandes, empresas unidas em rede precisam rever estratégias individuais e coletivas e repensarem seu posicionamento no mercado por meio de alinhamento estratégico específico, observando isso dentro de uma prática social. Isso demonstra a importância da formação de alianças estratégicas duradouras e direcionadas ao bem estar coletivo da rede.
O estudo propõe analisar a formulação de estratégias coletivas da Rede Servpeças e a relação destas com as estratégias individuais dos atores envolvidos, além de verificar a existência de conflitos e pontos críticos e como estes se tornam práticas sociais nas organizações participantes de uma associação empresarial.
2 FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA; 2.1 Estratégia como Prática Social 2.2 Alinhamento Estratégico 2.3 Estrategizar em Redes 2.4. Relação entre Estratégias Coletivas e Estratégias Individuais 2.5. Alianças Estratégicas
A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória. O método adotado foi o estudo de caso. O estudo foi efetivado através de uma pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com todos os integrantes da rede Servpeças, situada em Sobral-CE.
Para análise dos resultados coletados, foi adotado o método de análise de conteúdo. O estudo pretende contribuir no âmbito acadêmico, com a análise das estratégias aplicadas em uma rede estratégica e suas práticas sociais, além de buscar identificar as oportunidades de desenvolvimento de novas pesquisas, a partir dos resultados obtidos nesta pesquisa.
Identificou-se ainda que, as estratégias propostas pela rede, 70% a 85% destas foram implementadas nas empresas associadas, respondendo de forma satisfatória os objetivos desta pesquisa. O que viabilizou essa interação positiva entre as estratégias coletivas e individuais na rede estudada foi o modelo de formulação e validação das estratégias coletivas adotado na rede. Estas são definidas considerando as necessidades dos associados e todos participam da votação para validar ou não tais estratégias.
AMATO NETO, João. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. Editora Atlas, 2000. DE ANDRADE, José Célio Silveira. Conflito, cooperação e convenções: análise das estratégias sócio-ambientais para a gestão sustentável das plantações de eucalipto da Aracruz Celulose SA. Organizações & Sociedade, v. 8, n. 20, 2001. ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. In: The strategy process: concept, context and cases. 2. ed. Englewood Cliffs, NJ : Prentice-Hall, p. 44-52, 1991.