Resumo

Título do Artigo

WEB INTERATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE POSSÍVEIS NEGÓCIOS INOVADORES ENVOLVENDO INTELIGÊNCIA COLETIVA A PARTIR DA PERSPECTIVA DO MANUAL DE OSLO
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Palavras Chave

Inteligência Coletiva
Web Interativa
Negócios

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Rafaela Mota Ardigo
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - PPGA - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Alexandre Reis Graeml
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Curitiba

Reumo

A inteligência coletiva é uma forma de conhecimento universal e distribuído que permite um novo tipo de dinâmica na mobilização das habilidades humanas através da web interativa. A IC possibilita novas formas possíveis de interação na comunicação entre empresas e seus clientes influenciando o mundo dos negocios. Esta pesquisa busca analisar os resultados de estudos acadêmicos sobre IC com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão sobre sua potencial contribuição sobre os negócios.
Quais tipos de negócio são percebidos na literatura como capazes de se beneficiar de IC no contexto da web 2.0? O objetivo foi avaliar como organizações, com fins lucrativos ou não, podem se beneficiar da IC em um ambiente de web interativa para inovar, melhorando a proposição de valor para os interessados em suas atividades.
A fundamentação teórica da presente pesquisa é divida em um seção sobre Inteligência Coletiva e outra sobre o Manual de Oslo. Na primeira seção busca-se introduzir o que é IC e sua potencialidade no mundo dos negócios. Na segunda seção são apresentadas as classificações de inovação do Manual de Oslo que orientam a análise deste trabalho.
Esta pesquisa foi orientada pelo procedimento metodológico de revisão sistemática de literatura que seguiram os sete passos indicados por Fink (2012, apud Jennex, 2015): 1) selecionar a pergunta de pesquisa; 2) selecionar as bases de dados a serem utilizadas; 3) selecionar os critérios de pesquisa; 4) aplicar os critérios de triagem prática; 5) aplicar os critérios de triagem metodológica; 6) fazer a revisão; e 7) sintetizar os resultados.
Apesar de certa multidisciplinaridade, identificou-se a predominância de estudos em duas grandes áreas (82% do total): Computação (45%) e Administração (37%). A análise da nuvem de palavras identificou preocupação com o uso de ferramentas sociais para o desenvolvimento de negócios a partir da Web. Identificaram-se 44 artigos relacionados à inovação de processo, 27 relacionados à inovação organizacional, 14 relacionados à inovação de produto e 7 relacionados à inovação de marketing
De forma abrangente, os resultados desta revisão sistemática de literatura indicam que a IC, no contexto da web 2.0, tem se direcionado para o desenvolvimento de negócios relacionados à inteligência artificial e à Internet das coisas com predominância de estudos relacionados a redes sociais, gestão, aprendizado e conhecimento, no contexto da web interativa, interessados na discussão de inovações de software.
JENNEX, M. (2015). Literature reviews and the review process: an editor-in-chief’s perspective. Communications of the Association for Information Systems, v. 36, article 8. MALONE, T. W. (2008). What is collective intelligence and what will we do about it? Org. Tovey, p. 35 a 40. Oakton, Virginia: Earth Intelligence Network. Intelligence. McAFFEE, A. (2006). Enterprise 2.0: The Dawn of Emergent Collaboration. MIT Sloan Management Review, v. 47, nº 3.