Resumo

Título do Artigo

DO PROJETO PROFISSIONAL À INSERÇÃO PRODUTIVA: UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA COM JOVENS DO ENSINO PÚBLICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Projeto de vida profissional
Psicologia Sócio-Histórica
Inserção produtiva de jovens

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
2 - Yêda de Moraes Camargo
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
3 - Patricia G Vidal
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
4 - Larissa Mendonça Santos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
5 - Débora Unger
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - higienopolis

Reumo

O índice de produtividade no Brasil possui alta rotatividade de pessoal para os que têm até 17 anos, pois chega a 50,7% (MOTA, 2017). Segundo a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE, 2016), o tempo médio dos jovens em um emprego é de apenas dois anos. O Ethos (2017) aponta a falta de interesse destes jovens pelo trabalho como parte deste problema. Sob a perspectiva sócio-histórica, os jovens vivem num contexto que não lhes possibilita construir um projeto profissional, que pode ampliar a inserção produtiva. Este contexto deu origem aos temas deste trabalho.
Em que sentido sócio-histórico a construção de um projeto profissional amplia a consciência de jovens estudantes do ensino médio da rede pública à busca da inserção produtiva? O objetivo geral foi estabelecido para descobrir este sentido e os objetivos específicos foram: (1) descobrir em que sentido sócio-histórico o desejo profissional amplia a consciência dos jovens pesquisados para a inserção produtiva; (2) descobrir em que sentido sócio-histórico os objetivos e metas profissionais ampliam a consciência dos dos jovens pesquisados para a inserção produtiva.
O projeto de vida profissional é concebido por autores da psicologia sócio-histórica como um recurso que cria para o sujeito que o executa possibilidades a fim de que ele possa se sobrepor aos limites que o meio lhe impõe, dando-lhe alternativa para escolher uma vida mais produtiva e saudável (AGUIAR; BOCK; OZELLA, 2007). Para eles, o projeto profissional amplia a sua consciência sobre a realidade, no sentido de transformar e resolver as dificuldades que essa realidade lhe apresenta.Para D’Avila et al. (2011), um projeto profissional contempla desejos, objetivos e estratégias do indivíduo.
Foi realizada uma pesquisa-ação do tipo exploratória e intervencionista com doze jovens do 2º ano do ensino médio de uma escola pública. Susman e Evered (1978) foram os autores de referência para os procedimentos metodológicos, que contemplam cinco etapas: Diagnóstico, Planejamento da Ação, Execução da Ação, Avaliação e Especificação do Aprendizado. A análise dos dados obtidos foi realizada sob o ponto de vista da psicologia sócio-histórica, o que implicou em desenvolver e apreender os sentidos que constituem o conteúdo dos discursos por meio de núcleos de significações (AGUIAR; OZELLA, 2006).
Os dados obtidos revelaram que embora os jovens pesquisados tivessem o desejo de exercer uma profissão, eles nada faziam para realizar este desejo. A busca de dinheiro, de bens materiais e de um futuro melhor, não tinham qualquer vinculação com expectativas pessoais e eram desvinculados de um projeto profissional. A intervenção para ensiná-los a construir este projeto gerou nestes jovens a consciência do despreparo que tinham para lidar com a realidade e de que possuíam desejos profissionais sem sentido. Esta experiência lhes possibilitou a ressignificação da ação exercida sobre o meio.
As ações intervencionistas realizadas auxiliaram a ampliação da consciência e à ressignificação sócia histórica dos jovens participantes deste estudo. É importante ressaltar que sem um projeto os desejos profissionais ficariam sem sentido, e estes jovens à mercê das condições do meio em que vivem. Posto isto, a consciência adquirida por meio dessas ações despertou, nos jovens pesquisados, a necessidade da construção de um projeto profissional para a inserção produtiva.
BOCK A. M. B. A; GONÇALVES, M. da G. M.; FURTADO, O. (orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia - São Paulo: Cortez, 2007; SUSMAN, G. I.; EVERED, R. D. An Assessment of the Scientific Merits of Action Research. Administrative Science Quarterly. Vol. 23, No. 4 (Dec., 1978), pp. 582-603; VELHO, G. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 1994; AGUIAR, W. M. J.; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa v.45 n.155 p.56-