Resumo

Título do Artigo

Trinta Anos de Análise Multivariada de Dados em Gestão Estratégica: Uma Revisão Sistemática
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão estratégica
Análise Multivariada
Revisão sistemática

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Kelly Carvalho Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - André Luiz de Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Mírian Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciências Exatas
5 - Antônio Carlos dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

No campo de pesquisas sobre gestão estratégica houve um esforço dos pesquisadores para ampliar a concordância sobre a definição ou conceito de estratégia ou gestão estratégica. Nesta área de pesquisas, os estudos de caso em profundidade têm sido amplamente substituídos pelo uso de ferramentas quantitativas baseadas no complexo de técnicas econométricas, análise multinível e, mais recentemente, uma mistura de metodologias, na qual um único estudo combina técnicas quantitativas e qualitativas. Nesse meio, as técnicas de análise multivariada de dados estão sendo amplamente utilizadas.
Diversas são as técnicas de análise multivariada de dados e os estudos do campo da gestão estratégica vem consideravelmente utilizando desses modelos estatísticos para responder aos questionamentos de suas pesquisas. Diante do exposto, este estudo consiste em responder a seguinte pergunta de pesquisa: como são desenvolvidas as pesquisas sobre gestão estratégica que utilizaram de técnicas de análise multivariada de dados? Assim, o objetivo deste trabalho é identificar e descrever a utilização de técnicas de análise multivariada de dados em pesquisas sobre gestão estratégica.
O objetivo deste tópico é evidenciar os artigos que utilizaram pesquisas bibliográficas para trazer reflexões gerais sobre o campo. Destacam-se os trabalhos de Pricop (2012) que propõe identificar os pontos fracos da teoria de gestão estratégica no contexto da crise e a necessidade de rever as limitações da análise estratégica e planejamento. Furrer, et al. (2008), identificaram que as publicações do campo podem ser ilustradas como um “pêndulo que hora estão focadas na parte interna das organizações, hora na externa e traçaram discussão de agendas futuras na literatura de gestão estratégica”.
Este estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura científica. Foi utilizado o campo de busca da Web of Science, com o uso do underline para efetuar busca por expressão completa: Strategic_Management. Para representar o escopo das técnicas de análise multivariada recorreu-se a vasta literatura (são 17 técnicas todas foram fizeram parte das buscas). Após a exclusão dos itens duplicados o banco de dados foi reduzido a 288 artigos. Na “análise da produção científica”, onde os dados foram gerenciados e analisados por meio dos softwares Microsoft Excel e CiteSpace.
Os resultados revelam que de 1992 a 2005 as técnicas multivariadas não eram comumente utilizadas nas pesquisas em ‘gestão estratégica’. No ano de 2015, há um grande salto na quantidade de trabalhos que utilizaram como percurso metodológico alguma técnica de análise multivariada. Pelos resultados é possível inferir que a área de marketing tem oferecido uma significativa contribuição interdisciplinar fornecendo orientações substantivas para pesquisadores sobre o uso de modelagem de equações estruturais, aprimoramento de escalas e tratamento para melhorar a confiabilidade e validade dos dados.
Uma contribuição deste artigo foi revelar a expressividade do campo do marketing nas pesquisas que envolvem a análise multivariada de dados. Ao que parece, os pesquisadores do campo da Gestão Estratégica vão extrair informações relativas a técnicas multivariadas em trabalhos de pesquisadores do campo do marketing, comportamento do consumidor e psicologia e trazendo as aplicações desse campo para a área da Gestão Estratégica – isso mostra relações importantes entre os campos do conhecimento e que não tinham sido apresentadas anteriormente.
Anderson, J. C., & Gerbing, D. W. (1988). An updated paradigm for scale development incorporating unidimensionality and its assessment. Journal of marketing research, 186-192. Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management, 17(1), 99-120. Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., Lee, J. Y., & Podsakoff, N. P. (2003). Common method biases in behavioral research: a critical review of the literature and recommended remedies. Journal of applied psychology, 88(5), 879.