Resumo

Título do Artigo

A PRESENÇA E A AUDIÊNCIA DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS NO INSTAGRAM: construindo uma agenda de pesquisa
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Palavras Chave

Instagram
Mídias Sociais
Setor Público

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração (NPGA)
2 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração
3 - Antonio Eduardo de Albuquerque Junior
Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ / Instituto Gonçalo Moniz - IGM - Instituto Gonçalo Moniz - IGM
4 - Rodrigo Cesar Reis de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-graduação em Administração
5 - MORJANE ARMSTRONG SANTOS DE MIRANDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração

Reumo

No Brasil, os órgãos governamentais municipais têm adotado várias tecnologias da informação e comunicação, inclusive as mídias sociais, para aproximar-se dos cidadãos e, em alguns casos, promover a participação e o controle social. Compreender este fenômeno é um desafio uma vez que essa realidade é recente e a agenda de pesquisa, neste campo específico, encontra-se em formação.Dentre as diversas mídias sociais, destaca-se o Instagram, que ocupa a quarta posição dentre as mais utilizadas no Brasil, sendo ainda a que apresentou maior crescimento em adesão pelas empresas brasileiras.
Os estudos disponíveis sobre o uso do Instagram no setor público são poucos e estão focados em setores específicos (Silva, 2016). Diante do destaque que tem o Instagram no cenário nacional e do fato de haver ainda necessidade de investigar sua utilização pelas organizações, esta foi a mídia social escolhida para realização desta pesquisa. O objetivo desta pesquisa é analisar a presença e a audiência das prefeituras municipais brasileiras no Instagram e identificar pontos de interesse para a agenda de pesquisa sobre o uso desta mídia no setor público.
A Reforma Gerencial do Estado promovida pelo governo brasileiro nos anos 1990 exigiu que o poder público estabelecesse uma comunicação mais eficiente e apurada com os cidadãos.Em 2011, na mesma direção apontada pela Reforma Gerencial, foi promulgada a Lei nº 12.527 (2011), conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas.O uso crescente de mídias sociais e de outros recursos da internet por órgãos da administração pública, como previsto na LAI, reflete um fenômeno já existente em diferentes setores da sociedade.
A pesquisa teve caráter quantitativo, exploratório e descritivo, realizado por meio da observação direta de sites e a partir de Análise Exploratória de Dados.O caráter exploratório desta pesquisa justifica-se pela incipiência do campo e pela pequena incidência de estudos sobre uso do Instagram no setor público.Os dados foram obtidos através de observação direta nos websites de 140 prefeituras.
Evidenciou que embora apenas 2,65% dos municípios brasileiros estejam presentes no Instagram, comparando-se com a utilização de outras mídias sociais no setor público, há audiências significativas dentre os que o utilizam, chegando a casos de 11,92%, demandando um olhar cuidadoso e motivando pesquisas futuras.
Apesar das limitações impostas pelo caráter inédito do levantamento do uso desta ferramenta no cenário do setor público brasileiro, o trabalho enseja a busca de respostas para diferentes questionamentos, bem como a observação de variáveis mais sociológicas, como engajamento político, escolaridade, tipo e qualidade de conteúdo, para explicar os resultados apresentados, contribuindo para futuras investigações dentro da temática de uso de mídias sociais no setor público.
Bonsón, E., Torres, L., Royo, S., & Flores, F. (2012). Local e-government 2.0: social media and corporate transparency in municipalities. Government Information Quarterly, 29(2), 123-132. Embaye, H., Navratil, P., Ng, D., & Yang, S. (2013). Social media primer for municipal governments. Local Government Management Association of British Columbia. Mergel, I. (2010). Government 2.0 revisited: social media strategies in the public sector. Public Administration Times, 33(3), 7-10. Mergel, I. (2012). The social media innovation challenge in the public sector. Information Polity, 17(3), 281-292.