Resumo

Título do Artigo

Os Docentes dos Cursos de Turismo do RS e as publicações científicas : algumas sinalizações
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Doentes
Cursos de Turismo
publicações científicas

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Maria da Graça Gomes Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo
2 - Tania Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo
3 - Dalila Rosa Hallal
-
4 - Dalila Müller
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo

Reumo

A comunicação científica tem um papel muito importante porque concretiza a divulgação dos resultados das pesquisas para a comunidade científica e a outros interessados, favorecendo a geração e a disseminação de conhecimentos. Nesse sentido, observa-se na área de turismo uma preocupação em conhecer os caminhos que vêm sendo construídos por meio da produção científica. Daí o interesse em conhecer as interlocuções existentes entre os pares da academia e onde os pesquisadores divulgam sua produção científica, colaborando para fortalecimento do campo do turismo.
Este estudo objetiva conhecer as interlocuções existentes entre os pares da academia, verificando onde os docentes/pesquisadores dos Cursos de Turismo do RS divulgam suas produções científicas, de modo a colaborar para fortalecimento da área
A pesquisa científica é um processo que exige do pesquisador diversas funções, que vão desde a liderança de equipe, de captador de recursos, a de comunicador. Como comunicador, o pesquisador precisa estar constantemente atualizando-se em relação aos avanços da área, como estratégia de ter seu trabalho avaliado pelos seus pares. Um dos modos de se evidenciar os níveis de interação entre os pesquisadores, refere-se à circulação do conhecimento científico.Nesse sentido, existe a formação de uma comunidade científica no turismo que realiza estudos fomentando a pesquisa e fortalecendo este campo.
Foram coletados dados sobre as publicações dos pesquisadores/docentes dos cursos de turismo do RS junto ao Currículo Lattes na Plataforma Lattes do CNPq. Os dados que foram extraídos dos currículos correspondem a artigos publicados em periódicos e trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos. Para se chegar aos docentes, foi consultado o Website dos cursos presenciais de turismo do RS em atividade no ano de 2016. Os referidos cursos foram identificados através do sistema informatizado e- MEC/INEP.
Os resultados do estudo apontam que os periódicos em que mais docentes publicaram trabalhos foram: em primeiro lugar Rosa dos Ventos, seguido do periódico Pasos, Estúdios y Perspectivas em Turismo. A Revista Turismo e Desenvolvimento e Revista Brasileira de Ecoturismo aparecem empatadas, assim como a Revista de Turismo Visão e Ação e a Revista Hospitalidade, seguidas pela Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. O SeminTUR é o evento científico de turismo, onde os docentes mais apresentaram trabalhos (30), seguido da ANPTUR (24), Forum Internacional de Turismode Iguassú (11) e CITURDES (6).
O desenvolvimento do conhecimento científico no turismo acontece através das funções desempenhadas por seus atores e pela disseminação do conteúdo produzido. Nessa perspectiva, os resultados obtidos pelo estudo revelam fragilidades na área pois as publicações em periódicos e os trabalhos apresentados em eventos científicos não alcançam patamares elevados.Embora esses resultados estejam aquém das expectativas em relação as publicações dos docentes eles refletem a produção científica institucionalizada dos cursos de turismo do RS e a contribuição dos mesmos na legitimação da identidade da área.
Bourdieu, P. O campo científico. In: Ortiz, R. Sociologia. São Paulo: Ática. Zahar, 1983. MOMM, C. F. Conhecimento Científico em Turismo no Brasil: Cursos de Pós- Graduação (Stricto Sensu) - período de 2000 a 2006. Florianópolis:UFSC, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. REJOWSKI, M. Turismo e pesquisa científica: pensamento internacional x situação brasileira. 2 ed. Campinas: Papirus, 1998.