Resumo

Título do Artigo

O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO EMPREENDEDORA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Currículo
Educação Empreendedora
Pós-Graduação Lato Sensu

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Murilo Marques Mendonça
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Goiânia
2 - Ricardo Messias Rossi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE

Reumo

O interesse pela criação de novos negócios está aumentando, vivemos contextos sociais e econômicos de crise e a educação empreendedora (EE) tem sido cada vez mais uma força motriz da transformação econômica e social (FAYOLLE; VERZAT; WAPSHOTT, 2016). O empreendedorismo é um processo, que depende tanto das oportunidades quanto dos indivíduos e não é um evento ou manifestação de um tipo de pessoa (SHANE, 2012). E, embora as pesquisas mostrem resultados positivos e negativos da EE (VANEVENHOVEN; LIGUORI, 2013).
Poucos estudos empíricos tem procurado compreender a ampla transformação curricular destinada a promover a inovação e o empreendedorismo na educação superior (MCCLURE, 2015). A falta de consenso no corpo de conhecimento para a EE tem levado a cursos de empreendedorismo com objetivos heterogêneos (DUVAL-COUETIL, 2013). O objetivo geral foi entender o ensino do empreendedorismo nos programas de curso de pós-graduação lato sensu em gestão empresarial e gestão empreendedora.
A compreensão do conceito de empreendedorismo é fundamental para definir EE (SEIKKULA-LEINO, 2011). Definir empreendedorismo não é algo simples ou fácil, até mesmo porque não há um consenso de que o empreendedorismo possui um conjunto de fenômenos empíricos por ele explicados ou preditos, que não são explicados ou preditos por outros campos de estudo como o campo da estratégia, pois há um desafio em identificar claramente quais são as teorias e pressupostos exclusivos do empreendedorismo (SHANE, 2012).
Esta é uma pesquisa descritiva e qualitativa, baseada numa revisão sistemática da literatura de EE e numa análise documental das ementas e grades curriculares de programas de curso de pós-graduação lato sensu em gestão empresarial e gestão empreendedora ofertados por IES com o melhor ensino de administração segundo o Ranking Universitário Folha 2016 (RUF), que lista 200 IES entre públicas e privadas.
Concluiu-se, que existem pelo menos 21 cursos de pós-graduação lato sensu voltados para administração, gestão ou empreendedorismo dentre as 67 IES com melhor ensino de administração no Brasil que compuseram a amostra. Nota-se, que nem todas as IES pesquisadas oferecem programas de pós-graduação lato sensu em gestão empresarial e gestão empreendedora. Algumas que os oferecem não dão detalhes sobre itens estabelecidos neste protocolo de análise documental: nome dado à disciplina no curso, carga horária da disciplina, conteúdo, metodologia, formas de avaliação e bibliografia.
Os programas de cursos pesquisados e analisados geralmente são segmentados em módulos que variam de três a oito. Não são todas as universidades que possuem cursos de pós-graduação lato sensu e as universidades públicas parecem ter reduzido a oferta desses cursos. Portanto, existe maior oferta de especializações EaD e cursos de pós-graduação lato sensu em gestão empresarial e gestão empreendedora por instituições privadas. Durante a pesquisa foi possível notar que as instituições públicas tendem a se preocupar com a ofertada de programas de pós-graduação do tipo stricto sensu.
ABAHO, E.; OLOMI, D. R.; URASSA, G. C. Students’ entrepeneurial self-efficacy: does the teaching method matter? Education + Training, v. 57, n. 8/9, p. 908–923, 2015. BAE, T. J. et al. The Relationship Between Entrepreneurship Education and Entrepreneurial Intentions: A Meta-Analytic Review. Entrepreneurship: Theory and Practice, v. 38, n. 2, p. 217–254, 2014. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p. BROWN, T. C.; HANLON, D. Behavioral Criteria for Grounding Entrepreneurship Education and Training Programs: A Validation Study. Journal of Small Business Managemen