Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS NO BRASIL
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Palavras Chave

Sustentabilidade empresarial
Desenvolvimento sustentável
Tripé da sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Nágila Giovanna Silva Vilela
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM-UFPR
2 - Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico

Reumo

A discussão a respeito da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável se amplia quando, além do caráter ambiental e econômico, adiciona-se a necessidade de pensar nos reflexos e consequências para o âmbito social. Nesse trabalho, admite-se que a sustentabilidade empresarial vai além do empenho para obter rentabilidade, mas também abrange preocupações relacionadas ao impacto ambiental, econômico e social no mercado e na sociedade como um todo. A esses três fatores associados à sustentabilidade, dá-se o nome de tripé da sustentabilidade, termo introduzido por Jonh Elkington em 1994.
Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: quais as ações e práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social que têm sido adotadas pelas pequenas e médias empresas (PMEs) que mais crescem no Brasil?. O objetivo geral, portanto, consiste em: identificar as ações e práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social que têm sido adotadas pelas pequenas e médias empresas (PMEs) que mais crescem no Brasil.
O desenvolvimento sustentável consiste em um novo modelo de produção caracterizado pela utilização, por parte da sociedade, de recursos naturais para atender as necessidades básicas de tal maneira que as gerações subsequentes possam fazer o mesmo. Sendo assim, não se trata de uma única ação, mas de um conjunto de procedimentos que visam a responder às necessidades humanas. A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável levam em consideração a sustentabilidade ambiental, econômica e social, constituintes do chamado tripé da sustentabilidade.
Neste estudo, de caráter qualitativo e descritivo foram selecionadas as primeiras 50 das 100 pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil segundo relatório elaborado pela Deloitte em parceria com a Revista Exame em 2016. Informações online em domínio público de cada uma dessas empresas foram analisadas, buscando encontrar dados a respeito de práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social, para que assim, fosse possível analisar as empresas individualmente quanto a suas ações em relação ao desenvolvimento sustentável.
Em 24 PMEs foi possível encontrar referência a um dos elementos do tripé da sustentabilidade. Em 9 dessas identificou-se claramente as ações e práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social que têm sido adotadas, percebidas principalmente na missão, visão e valores das empresas. A sustentabilidade ambiental, social e econômica esteve presente em 13, 6 e 17 empresas, respectivamente. Notou-se que as ações de sustentabilidade praticadas pelas PMEs são também mecanismos de atuação estratégica organizacional e que no Brasil há a necessidade de maior atenção a respeito da temática.
Tomando como base o universo amostral analisado no presente trabalho, no Brasil, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta, visto que das 50 PMEs analisadas, em 24 delas foi possível encontrar referência a um dos elementos do chamado tripé da sustentabilidade. Entende-se que tais práticas sendo efetivadas por parte de empresas com atuação no país auxiliam no incremento de uma mentalidade mais direcionada para o desenvolvimento enquanto apresenta maior preocupação com o contexto ambiental, econômico e social no qual o Brasil encontra-se inserido.
BARROS, R. A.; ANDRADE, E. O.; VASCONCELOS, A. C. F.; CÂNDIDO, G. A. Práticas de sustentabilidade empresarial no APL calçadista de Campina Grande–PB: um estudo de caso. Revista Gestão Industrial, v. 6, n. 1, 2010. DOANE, D.; MACGILLIVRAY, A. Economic Sustainability: The business of staying in business. New Economics Foundation, 2001. MENEZES, K. K. O.; MENEZES, S. F.; NASCIMENTO, E. R. Como Água e Óleo: Marketing e Sustentabilidade Não se Misturam?. Revista Eletrônica Estácio Recife, v. 1, n. 1, 2016, p. 1-12.