Resumo

Título do Artigo

CARACTERÍSTICAS EMPRESARIAIS E A EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES NOS RELATÓRIOS INTEGRADOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Relatório Integrado
Diretrizes do IIRC
Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Denise Isabel Rizzi
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - CHAPECÓ
2 - SADY MAZZIONI
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó SC

Reumo

A crescente preocupação com as questões ambientais mobiliza diversas iniciativas governamentais e não governamentais com o objetivo de debater e propor soluções. O relatório integrado (RI) foi criado pelo International Integrated Reporting Council (IIRC), por meio de uma coalizão global entre reguladores, investidores, empresas, profissionais do setor contábil e ONGs (IIRC, 2013). O RI visa melhorar a qualidade das informações contidas nos relatórios de sustentabilidade, dando ênfase à conectividade de informações, relevância estratégica, concisão e orientação para o futuro.
Problema de pesquisa: quais as características empresariais estão relacionadas com a divulgação de informações dos Relatórios Integrados à luz das diretrizes divulgadas pelo International Integrated Reporting Council (IIRC) em companhias de capital aberto, referente ao exercício de 2015? Objetivo: analisar as características empresariais relacionadas com a divulgação de informações dos Relatórios Integrados à luz das diretrizes divulgadas pelo International Integrated Reporting Council (IIRC) em companhias de capital aberto, referente ao exercício de 2015.
A proposta de criação do modelo de Relatório Integrado, desenvolvido pelo IIRC, representa uma evolução no processo de gestão e comunicação corporativa. A prerrogativa do RI consiste na apresentação das informações de uma organização de forma holística e interativa. A elaboração do RI busca explicar como a organização gera valor ao longo do tempo, por intermédio da visão e interação com o ambiente externo e com os capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social e de relacionamento, natural), impulsionando maior inovação em comunicação corporativa.
Pesquisa quantitativa, de caráter descritivo e documental quanto aos procedimentos de coleta dos dados. A amostra foi de 254 empresas constantes da listagem “relate ou explique” da BM&FBovespa de 2015 e a lista de verificações incluiu 33 itens distribuídos em sete dimensões. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para avaliar os relatórios das empresas que divulgaram informações sobre sustentabilidade. E para a análise quantitativa, foi utilizado o teste t para igualdade de médias e o teste de Levene para verificar a igualdade de variâncias populacionais entre os grupos.
Constatou-se que as companhias pertencentes ao ISE, com maiores índices de valorização no mercado, com maior crescimento de vendas, listadas em bolsa no exterior, com maiores valores de ativos totais, com maiores índices de retorno sobre ativos, atuando em setores econômicos com atividades reguladas, auditadas por grandes empresas mundiais de auditoria, que possuem a presença de investidor estrangeiro, com níveis mais elevados de governança corporativa e que realizam vendas para o exterior, apresentam níveis mais elevados de informações relacionadas ao Relatório Integrado.
A utilização do RI trouxe avanços os usuários, pois seu pensamento integrado permite a tomada de decisões que incidem sobre a criação de valor no curto, médio e longo prazo. Em meio aos incipientes estudos que abordam a temática, esta pesquisa indica o estado de adaptação por parte das empresas investigadas em relação às diretrizes do IIRC. A abordagem dos níveis de evidenciação de informações nos aspectos qualitativos, quantitativos e monetários torna-se relevante e diferenciada, adicionando abordagens e apresentando resultados mais robustos.
ACEITUNO, J. V. F.; ARIZA, L. R.; SANCHEZ, I. M. G. Is integrated reporting determined by a country is legal system? An exploratory study. Journal of Cleaner Production, v. 44, n. 1, p. 45-55, 2013. SLEWINSKI, E.; GONÇALVES, M. N.; SANCHES, S. L. R. Determinantes da divulgação do relatório de sustentabilidade ou do Relatório Integrado das empresas listadas na BM&FBovespa. In: CONGRESSO ANPCONT, 9., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba, 2015.