Resumo

Título do Artigo

O Tempo como Legitimador da Causa: Implicações Temporais em Pesquisas de Administração
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Palavras Chave

Efeitos Temporais
Causalidade
Estratégia

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Jeferson Lana
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
2 - Marina Amado Bahia Gama
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - 9 de Julho
3 - Rosilene Marcon
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância do efeito do tempo em estudos com inferências causais provenientes das ciências sociais, com foco nas pesquisas de administração de empresas. Mais que um controle econométrico, compreender os efeitos temporais do tratamento entre as variáveis de interesse é um exercício teórico e que demanda um profundo conhecimento sobre os mecanismos que levam uma variável X a influenciar uma variável dependente Y. O papel do tempo nessas relações não é trivial. O tempo legitima a causa. E a compreensão do tempo sobre a causa legitima a estratégia.
incentivos financeiros podem aumentar a produtividade dos funcionários, mas em quanto tempo? E por quanto tempo? Incubadoras e aceleradoras podem alavancar processos de inovação, mas quanto tempo leva para que uma empresa alcance bons resultados inovativos? A compreensão dos efeitos do tempo nas pesquisas de administração permanece uma questão aberta, principalmente nas discussões teóricas sobre as relações propostas.
Mitchell e James (2001) citam que é comum que as pesquisas deixem os intervalos entre causa e efeito não especificados o que prejudica a interpretação dos resultados. Timmons e Preacher (2015) apontam que isso é uma consequência da falta de uma correta atenção aos modelos e desenhos de pesquisa, enquanto George e Jones (2000), Collins e Graham (2002) e Collins (2006) sugerem que, além de um problema metodológico essa é principalmente uma questão teórica.
Não se aplica.
Não se aplica.
Não há uma regra que indique a obrigação do uso dos efeitos temporais sobre os estudos organizacionais. Esta deve ser uma escolha particular do pesquisador e que faça sentido dentre do seu tema de pesquisa. No entanto, após uma vasta revisão bibliográfica, não foi encontrada uma só referência que indique que a profunda compreensão dos aspectos temporais de um fenômeno torne o artigo num mau estudo.
Mitchell, T. R. & James, L. R. 2001. Building better theory: Time and the specification of when things happen. Academy of Management Review, 26: 530-548. Ployhard, R. T., Vandenber, R. J. 2010. Longitudinal Research: The Theory, Design, and Analysis of Change. Journal of Management, 36(1): 94-120. Timmons, A. C., Preacher, K. J. 2015. The Importance of Temporal Design: How do measurement intervals affect the accuracy and efficiency of parameter estimates in longitudinal research. Multivariate Behavioral Research, 50: 41-55.