Resumo

Título do Artigo

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
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Palavras Chave

Facebook
competências gerenciais
discentes

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Lana Gonçalves Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - FES
2 - Daniel Reis Armond de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Departamento de Administração - Faculdade de Estudos Sociais
3 - Fabiula Meneguete Vides da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

Reumo

Um novo contexto educacional foi instalado com o advento da web 2.0, que por sua vez, modificou os métodos tradicionais, de acúmulos de conhecimentos e habilidades, para um processo mais dinâmico que envolve a partilha de conteúdo, compartilhamento de informações e construção coletiva de conhecimento, por meio das mídias sociais. E dentro desse pano de fundo, a globalização passou a exigir mais eficiência de seu pessoal, ou seja, o domínio das competências gerencias tornou-se um diferencial nos diversos ambientes.
Tendo em vista esse novo contexto, o presente artigo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais competências gerenciais são desenvolvidas no gerenciamento de uma página do Facebook na percepção dos discentes de GTI (Gestão de Tecnologia da informação)? Levando em consideração a necessidade da inclusão de novos métodos de aprendizagem e o uso das redes sociais, o mesmo teve por objetivo identificar as competências gerenciais desenvolvidas por meio do gerenciamento de uma página do Facebook na percepção de discentes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Para Fleury e Fleury (2004) competência é um saber agir sempre com responsabilidade e reconhecido, onde implicará em um mobilizar, integrar, transferir vários conhecimentos, recursos e habilidades, agregando valor econômico a organização e valor social ao indivíduo. Na organização, dos quatro níveis de competências existentes, a que mais traz benefícios internos e externos são as competências individuais, divididas em três categorias: competências de negócios, competências técnico-profissionais e competências sociais
A presente pesquisa caracteriza-se como de abordagem quali-quantitativa. Para coleta de dados, o instrumento básico adotado foi o questionário estruturado com perguntas fechadas. O questionário continha 28 perguntas, divididas em três categorias, sendo 16 questões referentes às competências sociais; 4 questões relacionadas às competências técnicas; e 8 questões relativas às competências de negócio. Além do questionário, a pesquisa foi complementada por uma entrevista semiestruturada aplicada à professora da disciplina.
Os resultados apontaram uma avaliação de concordância para todas as competências, revelando maior ênfase para as competências técnicas, sendo a mais desenvolvida pelos alunos, a segunda, foram as competências de negócio, relacionada a visão estratégica e ao planejamento e a terceira, e última competência, desenvolvida foram as sociais, que estão estritamente interligadas ao processo da comunicação, negociação e trabalho em equipe. Esses resultados foram confrontados com as informações obtidas na entrevista e se mostraram alinhados com os objetivos almejados pela professora.
Desta forma foi possível identificar o desenvolvimento pelos alunos das competências gerenciais, sendo as competências técnicas, diretamente relacionadas aos conhecimentos específicos, a que teve mais destaque, seguida das competências de negócio e das competências sociais. Em vista disso, pode-se verificar o grande potencial de contribuição das redes sociais no campo do ensino- aprendizagem, beneficiando tanto os alunos, cujas aptidões de interação podem ser utilizadas de maneira mais produtiva, como os professores, que podem envolver as redes sociais a seu favor, como complemento às aulas.
FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Átlas, 2004. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Editora Meridional, 2009. CABETE, Moisés da Silva. Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Amazonas, 2016. KATZ, Robert. Skills of an effective administrator. Disponível em: < https://hbr.org/1974/09/skills-of-an-effective-administrator >. Acesso em: 28 jun. 2017.