Resumo

Título do Artigo

Indicadores de evasão de alunos: estudo em um curso EaD da Rede Federal de Ensino
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Marketing de Relacionamento
Ensino a distância
Evasão

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - EDUARDO ALVES DA SILVA
Centro Universitário Alves Farias - Goiânia (Perimetral)

Reumo

O Ensino a Distância (EaD) cresce continuamente, possibilitando reduzir as desigualdades de oportunidades e promovendo maior democratização do ensino. Por outro lado, crescem continuamente, também, as taxas de evasão dos cursos ofertados na modalidade de ensino a distância. Assim, a pesquisa tem como foco estudar os fatores de evasão de alunos de um curso EaD da Rede Federal de Ensino.
Problema de pesquisa: quais são os indicadores que levam um aluno a evadir-se de um curso EaD?. Este estudo tem por objetivo identificar os atributos que levam os alunos à evasão no ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano).
Para fundamentar teoricamente o trabalho, foram abordados temas como Marketing de Relacionamento, tendo como base os estudos e conceitos de (GRÖNROOS, 1994), (REICHHELD, 1996) e (PAYNE, 2006). O Ensino a Distância foi fundamentado segundo os estudos de (NUNES, 2009) e (MORAN, 2014). E por fim o tema evasão baseada nos conceitos de (ABBAD; CARVALHO; ZERBINI, 2006) e (LOBO, 2012). A Fundamentação teórica tem objetivo de familiarizar e esclarecer ao leitor acerca das abordagens teóricas que amparam este estudo.
A pesquisa teve a concepção exploratória do tipo qualitativa, sendo realizadas entrevistas em profundidade com 20 alunos evadidos do curso Técnico em Administração do EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, por meio de um roteiro baseado na escala de motivos para evasão do Ensino Superior de Ambiel (2015).
As análises foram realizadas por meio da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa possibilitou identificar que os motivos institucionais que levam à evasão foram determinantes para a decisão dos alunos de abandonar o curso, entre os quais se destacam: falta de suporte, motivos pessoais, relacionados à carreira e desempenho acadêmico, respectivamente. O fator mais relatado pelos entrevistados com determinante para a evasão foi a falta de estrutura adequada para os alunos.
Os resultados apontaram que os principais fatores que levam à evasão, de acordo com os entrevistados, foram: falta de estrutura adequada para os alunos, logística/deslocamento do aluno até o polo, dificuldade em conciliar estudo e trabalho, inadequação com a modalidade EaD, dificuldades financeiras, preocupações com carreira futura e mercado de trabalho, mudança de curso, escolha errada ou equivocada, dificuldade com as disciplinas e com os tutores. Ficou evidenciado que a falta de estrutura foi o fator determinante para a evasão de alunos do curso Técnico em Administração do IF Goiano.
ABBAD, G.; CARVALHO, R. S.; ZERBINI, T. Evasão em curso via Internet: explorando variáveis explicativas. RAE-eletrônica, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 1-26, 2006. AMBIEL, R. A. M. Construção da Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior. Avaliação psicológica. Itatiba. v. 14, n. 1, p. 41-52, 2015. GRÖNROOS, C. From marketing mix to relationship marketing: Towards a paradigm shift in marketing. Periodical Management Decision, v. 32, n. 2, p. 4-18, 1994. REICHHELD, F. F. Learning from customer’s defections. Harvard Business School Press, p. 1-22, 1996.