Resumo

Título do Artigo

PROGRAMA COMEÇAR BANRICOOP
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Banricoop
Cooperativa
Programa Começar

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Andreia Bonato da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PORTO ALEGRE
2 - Miriam Cechin da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre

Reumo

Este relato técnico trata-se da descrição do Programa Começar, que nasceu em 2016, em comemoração aos 70 anos da Banricoop – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul. O principal objetivo do Programa foi mobilizar os cooperados e cooperadas desta instituição no sentido de desenvolverem, em suas comunidades, projetos socioambientais com vistas a melhorar a qualidade de vida destas. Ao todo foram 37 projetos socioambientais inscritos e destes, 7 selecionados por uma comissão julgadora. Estes projetos receberam apoio financeiro e tecnológico para serem implementados.
O projeto, foco deste relato técnico se chama Programa Começar - um programa de responsabilidade social corporativa implementado pela Banricoop em 2016.O projeto foi totalmente financiado pela cooperativa, que destinou recursos tanto financeiros, como humanos para que ele acontecesse.
Vários cooperados inscreveram projetos de cunho socioambiental e 7 foram selecionados para serem apoiados ao longo de 2016. Os projetos inscritos no 'concurso cultural' foram analisados por uma comissão julgadora que teve como indicadores de sua avaliação : abrangência, perenidade, viabilidade, simplicidade e impacto socioambiental. Os projetos melhor pontuados foram os escolhidos para serem apoiados pela cooperativa.
Cada projeto teve uma intervenção de acordo com a avaliação da cooperativa em parceria com duas consultorias da área socioambiental - G&P Ambiental de Porto Alegre e Fundação Semear, de Novo Hamburgo. No decorrer de 2016 os projetos foram sendo desenvolvidos levando em conta suas peculiaridades, tais como: escopo do projeto, cultura regional, objetivos, etc.
Todos os projetos obtiveram sucesso e conseguiram ser implementados. Foram mais de 4 mil pessoas impactadas positivamente pelas ações dos projetos; mais de 100 voluntários envolvidos; 12 municípios gaúchos beneficiados entre impactos sociais e ambientais.
A cooperativa lança um projeto inspirador e mostra que é possível, mesmo em um ano de forte crise econômica, realizar ações robustas de responsabilidade corporativa. Com isso, além de beneficiar centenas de pessoas, reafirma sua identidade diante de seus cooperados e sua imagem perante à sociedade. Ensina pessoas a desenvolverem projetos socioambientais e provoca, no bom sentido, outras cooperativas e exercitarem esta prática. Não somente entre seus cooperados, mas também à comunidade, o que vai ao encontro de um dos princípios mais importantes do cooperativismo: a responsabilidade social.